Contratado para ser o titular da meta, Vanderlei ainda apresenta oscilações com a camisa do Grêmio. Tendo realizado partidas seguras, inclusive, apontado como melhor em campo, em outros jogos, o camisa 27 tem falhado. No levantamento feito por GZH, o experiente goleiro de 36 anos cometeu falhas em 25% dos gols sofridos desde a retomada das competições.
Em números gerais, quando o Gauchão foi retomado, no mês de julho, com a vitória no Gre-Nal por 1 a 0, em Caxias do Sul, o atleta atuou em 21 confrontos e sofreu 16 gols. A média é positiva, já que a defesa nem sempre é vazada. Basicamente, a cada quatro duelos são três gols anotados contra o Grêmio.
Porém, há um alerta: foram quatro falhas até o momento. Nos jogos contra Novo Hamburgo, em falta convertida por Zé Mário, diante do Caxias, em erro de saída de gol em que Laércio se antecipou, contra o Fortaleza quando a bola cruzada por Osvaldo foi apenas observada pelo arqueiro e, na última noite (7), contra o Coritiba, na Arena, quando houve falha na saída do gol.
Para o comentarista do grupo RBS Maurício Saraiva, os erros durantes os últimos jogos não chegam a comprometer, mas devem ligar o sinal de alerta na Arena:
— Não diria comprometendo ainda e, sim, preocupando. No seu melhor momento no Santos, quando era cogitado à Seleção, vamos estimar que Vanderlei falhava em 10 por cento dos gols sofridos. Índice presumido de goleiro acima da média. Com 25% de falhas, não compromete, mas preocupa — analisa Saraiva.
Já para outro comentarista de GZH, Leonardo Oliveira, as atuações do goleiro merecem elogios. Nos lances apontados como falhas, o jornalista entende que o sistema defensivo poderia ter colaborado para evitar os gols.
— Está longe de comprometer. Pelo contrário, tem sido importante em momentos chaves dos jogos. Costumo dizer que todos os goleiros falham, menos Alisson e Neuer. Vanderlei, logo, está na média dos demais da profissão — relata Oliveira, que completa:
— Em resumo, das contratações do Grêmio para a temporada, Vanderlei talvez seja o que mais se aproxima de uma regularidade.
Desde julho, o Tricolor disputou 24 partidas. Vanderlei foi preservado de três compromissos. O seu substituto foi Paulo Victor, que sofreu quatro gols. As outras opções no elenco são Júlio César e Brenno, mas ambos não têm previsão para atuar.