Dono do quarto pior ataque do Campeonato Brasileiro de 2020, com 14 gols em 14 rodadas, o problema do Grêmio não está na falta de chutes. Afinal, de acordo com o Sofascore, que faz levantamentos estatísticos sobre os participantes da competição, o Tricolor ocupa o sexto lugar de equipe que mais finalizou até o momento. Apesar do índice positivo dos comandados de Renato Portaluppi, a equipe ocupa a 14ª posição na tabela.
Segundo o site, o time gaúcho tem média de 10,6 finalizações por partida. Fica atrás neste quesito apenas de outras cinco equipes: Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras, Atlético-GO e Bahia, todos com mais gols marcados no Brasileirão.
Após 15 rodadas, o Grêmio, que tem um jogo atrasado em relação ao número de rodadas já realizadas, tem a média de um gol marcado por partida. São 14 gols em 14 duelos. Ataques inferiores ao gremista são apenas os de Fortaleza, que tem o mesmo número de gols assinalados, mas com uma atuação a mais, e dos paranaenses Athletico-PR e Coritiba, que possuem, respectivamente, 11 e 10 gols até o momento.
A baixa efetividade do ataque não é comprovada na relação de enfrentamentos. Em apenas dois jogos, contra Vasco e Corinthians, o ataque passou em branco. Porém, em dois jogos conseguiu fazer dois gols: Coritiba e Bahia.