Pedidos por muitos torcedores do Grêmio para compor o ataque, Ferreira e Pepê foram titulares juntos em apenas uma vez, seja no time profissional ou na categoria de aspirantes. Somente em situações esporádicas das partidas os extremas foram utilizados ao mesmo tempo. No recorte de três temporadas, foram apenas seis embates que contaram com ambos em campo em parte dos confrontos.
A justificativa interna é de que os dois atuam preferencialmente pelo lado esquerdo do ataque. Como a posição na equipe principal era dominada por Everton Cebolinha, foram poucas as oportunidades proporcionadas aos atacantes. Por isso, geralmente, era um ou outro para ganhar minutos enquanto o ídolo do clube ainda atuava na Arena.
Em seis ocasiões, todas de 2019 para cá, Ferreira e Pepê estiveram juntos em campo ao mesmo tempo: contra Fluminense, no Maracanã, São Paulo e Cruzeiro, em casa, e Goiás, no Serra Dourada. O duelo no Centro-Oeste brasileiro foi o único que ambos começaram um compromisso pelo Tricolor. O camisa 47 foi deslocado para o lado direito do ataque.
Em 2020, ainda com Everton em Porto Alegre, o grande impeditivo foi o imbróglio da renovação de Ferreira com o clube. Nos dois jogos em que participou e que Pepê esteve à disposição, também a distribuição em campo foi semelhante. Casualmente, nas últimas rodadas do Brasileirão, a dupla foi ensaiada pela comissão técnica contra São Paulo e Athletico-PR.
Internamente, o Grêmio considera a categoria de aspirantes uma etapa profissional. Foram apenas duas partidas nas quais os atacantes participaram por alguns minutos: empates no Gre-Nal e contra o Santos em 2018. Contra os paulistas, Pepê conseguiu marcar gol. A distribuição tática era praticamente a executada por Renato entre os principais jogadores.
Logo, caso a opção da comissão técnica seja pela dupla em campo na quinta-feira (29), às 21h30min, na Arena, contra o Juventude, pela Copa do Brasil, deverá entrosar o sistema de jogo durante os treinos. Serão três sessões até o duelo que pode abrir o caminho para o hexacampeonato da competição e dar mais uma opção diferenciada no ataque a Renato.