Tradicionalmente apontado como um time de defesa sólida, o Grêmio tenta manter o mesmo padrão na temporada 2020. Desde o retorno das competições, na segunda quinzena de julho, o Tricolor já teve 25 confrontos por Libertadores, Gauchão e Campeonato Brasileiro. Em 10 das partidas a defesa do Tricolor não foi vazada pelos adversários.
Neste recorte de duelos, a equipe de Renato Portaluppi conseguiu marcar gols em sete ocasiões para conquistar a vitória. Três partidas foram clássicos contra o Inter — dois pelo estadual e outro pela competição continental. Novo Hamburgo e Caxias completam a lista no regional, enquanto Católica, pela Libertadores, e Fluminense, Corinthians, Vasco e Bahia, no Brasileirão, não tiveram sucesso para atacar contra o Tricolor.
Nos demais 15 embates, quando sofreu gols, o Tricolor foi vazado 23 vezes. Dois jogos chamam a atenção pelo número de vezes que o adversário passou pela linha de defesa com sucesso: três em cada. Foram dois inimigos que conseguiram o feito: Novo Hamburgo, pela semifinal do Gauchão, e Atlético-MG, no Mineirão, pelo Brasileirão.
Jogos que o Grêmio não sofreu gols desde a retomada das disputas:
Gauchão: Inter (0 x 1)
Gauchão: Novo Hamburgo (0 x 0)
Gauchão: Inter (2 x 0)
Brasileirão: Fluminense (1 x 0)
Brasileirão: Corinthians (0 x 0)
Brasileirão: Vasco (0 x 0)
Gauchão: Caxias (0 x 2)
Brasileirão: Bahia (0 x 2)
Libertadores: Inter (0 x 1)
Brasileirão: Universidad Católica (2 x 0)