A vitória do Grêmio sobre o Botafogo veio acompanhada de um futebol convincente, em jogo que marcou o retorno de Maicon ao time titular após mais de um mês. O camisa 8 cumpriu o papel de ser o maestro do meio-campo e teve participação nos três gols gremistas no triunfo por 3 a 1, no compromisso válido pela 16ª rodada do Brasileirão.
Maicon não começava uma partida desde 13 de setembro, quando ficou em campo por apenas 32 minutos no empate com o Fortaleza, até sentir um problema muscular. Após a lesão, o camisa 8 entrou no decorrer dos jogos contra Coritiba e Santos nas duas últimas rodadas do Brasileirão, mas apenas nessa quarta-feira (14) pôde iniciar como titular.
O impacto da presença de Maicon na boa atuação do Grêmio diante do Botafogo fica comprovado nos números. Substituído aos 31 do segundo tempo, ele foi o jogador que mais acertou passes na partida, um total de 84. Também foi quem mais tocou na bola, com 100 toques. Em segundo nesses quesitos aparece Matheus Henrique, com 66 passes e 79 toques na bola, em 90 minutos em campo. Os dados são do site Sofascore.
— Às vezes, a matemática do jogo não corresponde com a nossa impressão vendo a partida. Nesse caso, os números falam por si e mostram o que os olhos também viram. Foi exatamente isso que aconteceu. O segundo tempo do Grêmio foi digno daquele futebol dos últimos anos e com a marca do Maicon. Ele é o cara que participa da troca de passes curtos, mas também tem o passe em profundidade, em direção ao gol. Costumo dizer nas transmissões que o Maicon é o típico jogador de futsal. Ele joga com bola na sola no pé — avalia Gustavo Villani, que narrou a vitória do Grêmio sobre o Botafogo para o canal Premiere.
Maicon não chegou a balançar as redes, nem deu assistência, mas ajudou a construir os três gols do Grêmio. No primeiro, marcado por Diego Souza, tabelou com Matheus Henrique na intermediária no lance em que a marcação do Botafogo foi totalmente envolvida. Nos dois de Pepê, sua participação foi no passe em profundidade para Victor Ferraz dar sequência às jogadas pelo lado direito do ataque. Villani destaca que a presença de Maicon em campo ajuda até mesmo na movimentação dos companheiros.
— No segundo gol, o Maicon dá aquela passe que parece tacada de sinuca. O Victor Ferraz só vai para o fundo porque a bola está com o Maicon. Quem não tem a bola sente a confiança de que vai receber porque ele acha o passe. Essa é uma virtude própria do Maicon — completa.
A atuação de Maicon rendeu brincadeiras e elogios dos colegas nos comentários de sua conta no Instagram. "Deu aula, irmão", escreveu Victor Ferraz. “Fica fácil jogar do seu lado, hein", disse Diogo Barbosa. "Sabe muito”, completou Darlan.
Além de Maicon, o técnico Renato Portaluppi contou contra o Botafogo também com os retornos de Geromel, recuperado de covid-19, e Alisson, após um desgaste muscular. Dos considerados titulares, apenas Kannemann e Jean Pyerre não atuaram. O meia ficou no banco, mas não entrou. Os dois devem ser utilizados diante do São Paulo neste sábado (17).
O apresentador e comentarista da Rádio Gaúcha, Rafael Colling, acredita que com a volta de Jean Pyerre o Grêmio poderá recuperar o nível das últimas temporadas.
— Com Maicon e Matheus Henrique, o Grêmio volta a ser cerebral. Com Jean Pyerre será suprida a carência do momento, que é a aproximação ao Diego Souza e dos atacantes de lado. O Grêmio, assim, voltará a ser um time completo e perto da ideia que o Renato tem de futebol — analisa.
Com a vitória sobre o Botafogo, o Grêmio chegou a 20 pontos e abriu cinco da zona de rebaixamento. O Tricolor está agora mais perto do G-6. Sexto colocado, o Santos tem 24. O confronto com o São Paulo poderá confirmar que, enfim, o time gremista iniciou a prometida decolagem no Brasileirão.
Números de Maicon contra o Botafogo
- 76 minutos em campo
- 84 passes certos
- 100 toques na bola
- 10 tentativas de lançamentos: 7 certos
- 1 desarme
- 1 interceptação
- 11 perdas de bola