Artilheiro do Grêmio em 2020, Diego Souza vive um período sem balançar as redes adversárias. Desde sua volta a Porto Alegre, o camisa 29 marcou 11 vezes, nove no Gauchão e duas no Brasileirão.
Porém, o último gol foi diante do Fortaleza, em uma segunda cobrança de pênalti, depois que Felipe Alves defendeu a primeira — invalidada. Desde então, são cinco jogos, 477 minutos, sem um gol do atacante gremista.
Mas Diego ainda tem uma importância significativa para o time e compensa a falta de gols com passes e participações em jogadas decisivas — como no Gre-Nal, quando fez a assistência para Pepê marcar.
No ano, são quatro passes para gol: no Gre-Nal decisivo do segundo turno do Gauchão, quando escorou de cabeça para Maicon abrir o placar; contra o Bahia, quando, de cabeça, aparou um lateral de Cortez e fez a bola chegar para Alisson marcar 1 a 0; e na vitória sobre a Universidad Católica, na Arena, ao desviar um cruzamento e deixar a bola para Pepê.
Sempre em busca de espaços e abrindo caminho para os companheiros, o jogador de 35 anos é uma das apostas do técnico Renato Portaluppi. Dos 11 gols que fez em 2020, três foram de cabeça, três recebendo passe dentro da área, dois em rebotes dentro da área, um em rebote de falta cobrada por ele fora da área e dois de pênalti.
Na temporada, Diego Souza atuou em 25 jogos e marcou gol em 10 deles. Nestas partidas, o Grêmio obteve seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Nas 15 em que ele não marcou, o Tricolor ganhou seis, empatou seis e perdeu três. Nestes confrontos, o atacante fez assistências em três vitórias e um empate.
Confira os números de Diego Souza em 2020:
11 jogos – 9 gols – 1 assistência
9 jogos – 2 gols – 2 assistências
5 jogos – 0 gol – 1 assistência
Total
25 jogos - 11 gols - 4 assistências
Participação nos gols do Grêmio – 34,09%
*foram computados os 44 gols marcados no Gauchão, Brasileirão e Libertadores