A atualização dos números do projeto SuperDupla trouxe um novo componente ao Top 5 do Grêmio. Com a ausência de Pepê nas duas últimas apresentações da equipe, o lateral-direito Orejuela ocupou sua vaga entre os jogadores que apresentam as melhores estatísticas do Tricolor na temporada. A liderança de Alisson, contudo, segue intacta.
A cada semana, os números do elenco serão atualizados e divulgados para o público até que, ao final de todas as competições (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), se aponte o atleta mais regular do grupo gremista. Confira os cinco melhores classificados até agora:
Alisson: 174,8 pontos
Autor de um dos gols da vitória sobre o Bahia, em Salvador, o atacante melhorou ainda mais sua Cotação GZH (64). Além disso, se manteve como líder de finalizações (18) e assistências (19).
Vanderlei: 157,1 pontos
Embora tenha falhado no gol do Fortaleza, neste domingo (13), o goleiro assumiu a segunda posição. A explicação está no fato de ter realizado cinco defesas consideradas difíceis no confronto com o Bahia.
Orejuela: 128,8 pontos
Assim como parece ter conquistado uma vaga de titular da equipe, o colombiano também figura pela primeira vez entre os destaques do elenco em estatísticas. Com 409 passes certos, o lateral-direito se transformou no líder deste quesito na Arena.
Lucas Silva: 121,9 pontos
O fato de ter perdido espaço na equipe refletiu no seu posicionamento no ranking de estatísticas, caindo duas posições em relação ao levantamento da semana passada. Porém, segue entre os cinco atletas do elenco que apresentam os melhores números da temporada.
Matheus Henrique: 114,9 pontos
A expulsão diante do Bahia, na última quinta-feira, fez com que o volante perdesse uma posição no ranking tricolor. Ainda assim, ele é o segundo jogador que mais acertou passes (396), atrás apenas de Orejuela.
Critérios para apontar os destaques da equipe:
Para apontar o jogador mais eficiente e regular da equipe, são somados pontos com base nas estatísticas, além da Cotação GZH de cada partida. A nota da cotação de cada partida também é acrescida ao valor total obtido com a soma das estatísticas, que são fornecidas pelo Footstats. Ao fim da temporada, será eleito o melhor jogador do ano o atleta que somar mais pontos — e não a média, com o objetivo de mostrar quem foi produtivo para o time durante toda a temporada. Valem jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para os goleiros, o peso de cada estatística é o seguinte:
Defesa difícil: 5
Defesa simples: 2
Lançamento certo: 0,5
Passe certo: 0,1
Rebatida: 1,4
Para os jogadores de linha, os critérios são os seguintes:
Gol: 5
Passe certo: 0,1
Desarme: 1
Finalização: 2
Assistência para finalização: 0,9