Após o vice-campeonato na Copa São Paulo no começo do ano, o Grêmio agora volta suas atenções para outra competição em âmbito nacional. Primeiro torneio a ser disputado desde a parada da pandemia de coronavírus, o Brasileirão sub-20 inicia para os comandados de César Lopes nesta quarta-feira (23), contra o Corinthians, às 15h, no Parque São Jorge, em São Paulo.
Em relação à equipe que chegou a final da Copinha, o time perdeu alguns talentos, casos de Diego Rosa, que está no time de transição, e Elias e Rildo, que já subiram para o profissional. Até mesmo por isso e como já é praxe no Tricolor, jogadores com idade abaixo compõe a maior parte do elenco (nascidos em 2001 e 2002, com 19 e 18 anos, respectivamente). Dificilmente promessas com idades limites são usadas nas categorias.
— Podemos apresentar algumas novidades que foram trabalhadas ano passado na sub-19 — disse Gustavo Schmitz, diretor-geral da base do Grêmio.
Desde que retornaram aos treinamentos, no dia 6 de agosto, o elenco e o treinador César Lopes tiveram pouco mais de um mês para retomarem as competições. Apenas um amistoso foi feito pela equipe, contra o Athletico-PR, em Curitiba.
— Conseguimos fazer esse amistoso e ganhamos por 1 a 0, único que conseguimos para treinar a equipe. Basicamente, vamos sentir a competição e corrigir as questões de partes coletivas nos jogos. O resultado e o desempenho me surpreenderam, conseguimos desenvolver o que tínhamos treinado. Foi bem produtivo, levamos duas equipes e botamos todo mundo para fazer o trabalho, até pelo receio de lesões — afirmou o técnico da equipe.
O time que entrou em campo em Curitiba teve a seguinte formação: Adriel; Luis Fernando, Léo Oliveira, Alison Calegari e Vitinho; Caique, Bitello e Gonçalves; Wesley, Vitor Barreto e Guilherme Beléa. No entanto, não existe garantia que seja a mesma equipe que enfrentará o Corinthians.
Sem alguns jogadores que subiram para as outras categorias, as apostas gremistas para a abertura da disputa são o goleiro Adriel, já convocado para a seleção de base, e Pedro Lucas, meio-campista, que foi campeão mundial sub-17 em 2019 com a seleção. O último, no entanto, está lesionado e não entrará em campo na quarta.
Na última temporada, o Tricolor acabou a competição em 18º colocado, mas considerou a experiência proveitosa, mesmo com a antepenúltima colocação.
— Saímos em 18º, mas fizemos um mapeamento de todos os jogadores. Se todos jogam, tu consegue avaliar todos. Essa é a nossa ideia, mostrar os jogadores, dar oportunidades e aí fazemos a avaliação se "x" tem que ficar, se "y" tem que ir embora — complementa César Lopes.
A casa do Tricolor no torneio será no CT de Eldorado do Sul, que durante do Campeonato Gaúcho, serviu como casa para o clube na impossibilidade da utilização da Arena pelas medidas sanitárias de Porto Alegre.
Confira as cinco primeiras partidas do Grêmio no Brasileirão sub-20:
- 23/09 - Corinthians - Parque São Jorge
- 26/09 - Botafogo - CT Hélio Dourado
- 30/09 - Athletico-PR - CT do Caju
- 04/10 - Flamengo - CT Hélio Dourado
- 08/10 - Fluminense - CT Hélio Dourado