Com as competições da CBF perto de recomeçar já nas próximas semanas, Grêmio e Inter já retomaram as atividades das categorias de base para as disputas do Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17, Brasileirão de Aspirantes, Copa do Brasil sub-20 e Copa do Brasil-17. Os campeonatos estaduais, organizados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), ainda não têm data para voltar, o que faz com que as equipes coloquem suas atenções nas competições nacionais.
No Tricolor, que irá disputar o Brasileirão de Aspirantes, os Brasileiros sub-20 e sub-17 e a Copa do Brasil sub-17, as categorias que já retornaram aos treinamentos foram, por óbvio, a sub-20, a sub-19 e a sub-17. As outras, como a sub-15, ainda não tem prazo para retornar, conforme Francesco Barletta, coordenador da base do Grêmio.
— Ainda não se tem nada sobre a volta presencial das categorias menores. A princípio queremos iniciar esse retorno, mas não sabemos quando. Mas vamos voltar esse ano ainda — disse.
No Colorado, a situação é muito similar à do principal adversário no Rio Grande do Sul. Por enquanto, apenas as categorias sub-20 e sub-17 já voltaram às atividades visando às competições da temporada 2020/2021. O Inter não irá disputar o Brasileirão de Aspirantes e também a Copa do Brasil sub-17. Assim, participará dos Brasileiros sub-20 e sub-17 e da Copa do Brasil sub-20. Erasmo Damiani, gerente geral das categorias de base do Inter, diz que a situação depende de outros fatores além do futebol.
— As outras categorias não têm previsão de retorno. Temos várias situações, de protocolo, de alojamento, estamos muito presos aos protocolos do governo. Enquanto não tivermos os retornos das aulas, não voltaremos, não temos competições para menores da sub-17. Enquanto não tiver calendário e nem retorno das aulas, não pensamos no retorno das categorias. Não tem como trazer só para treinar, com todos os problemas ainda aí. O próprio Estado ainda não sinalizou e nem a FGF. Se houver as competições será apenas depois da liberação do governo — afirmou Damiani.
A partir do próximo dia 23 de setembro, o pontapé do Brasileiro sub-20 será dado. O Grêmio estreia no primeiro dia de competição contra o Corinthians, 15h, fora de casa. Já o Inter, retorna aos gramados na quinta (24) contra o Flamengo, às 15h30min, mas como mandante.