O Grêmio quebrou a sequência de 50 dias sem vitória na Arena na noite desta terça-feira (29). Em jogo em que teve bastante dificuldade no primeiro tempo, o Tricolor bateu a Universidad Católica por 2 a 0 e confirmou a classificação para as oitavas de final da Libertadores pelo quinto ano consecutivo.
Beneficiado pelo empate entre Inter e América de Cali, o time de Renato Portaluppi assumiu a liderança isolada do Grupo E, com 10 pontos. O Colorado aparece em segundo na chave, com oito, enquanto o América é o terceiro, com cinco. Com quatro, a Católica está eliminada.
Rodrigues foi o grande personagem da noite na Arena. Quinto zagueiro do elenco, ele iniciou a partida por conta das contaminações por covid-19 de Geromel e Kannemann e da suspensão de Paulo Miranda. Além de mostrar segurança defensiva, o garoto apareceu no ataque para marcar o segundo gol gremista. O caminho para a vitória havia sido aberto por Pepê, que cumpriu novamente bem o papel de protagonista do time depois da saída de Everton.
Eleito melhor em campo pela Conmebol, Pepê revelou na saída do gramado que havia brincado com Rodrigues que um deles seria o craque da partida.
— Estou em um bom momento e tenho ajudado meus companheiros com gols. Isso é fundamental. Brincamos antes do jogo que seria ele ou eu o melhor do jogo. O Rodrigues trabalha muito e merecia o gol. É um garoto que nos ajudará ainda mais. Cada gol que faço é muito importante e estou feliz de poder ajudar os meus companheiros — declarou.
Renato Portaluppi admitiu as dificuldades do primeiro tempo e revelou sua ordem para o Grêmio recuar a marcação e tentar aproveitar o desespero da Católica, que precisava da vitória. O treinador ressaltou que o gol de Pepê no começo da etapa final foi fundamental para a estratégia gremista.
— Não começamos muito bem, mas isso é normal por estarmos com muitos jogadores novos. Nós estávamos um pouco perdidos porque enfrentamos uma equipe bem treinada. A gente deu espaços pela falta de entrosamento. Então, eu trouxe o time um pouco para trás e não demos mais espaço para eles. Eles jogaram muito tranquilos no primeiro tempo. O gol no início do segundo tempo deu uma tranquilidade maior para nós — analisou.
O Grêmio voltará a campo pela Libertadores apenas em 22 de outubro, para receber o América de Cali, na Arena. O Tricolor agora vira suas atenções para o Brasileirão, onde vai defender no próximo sábado, às 17h, a invencibilidade de dez clássicos contra o Inter. Geromel e Kannemann seguirão como desfalques. Paulo Miranda ficará à disposição, mas o gol credencia Rodrigues a permanecer no time.
Capitão na ausência de Geromel, David Braz não poupou elogios ao novo parceiro de zaga.
— O que ele apresentou hoje (terça-feira) e contra o Inter é resultado do trabalho. O Rodrigues é um garoto humilde e que costuma escutar os companheiros mais experientes. Ele sempre trabalhou esperando as oportunidades. Estamos tendo uma sequência de jogos, que traz lesões, além desse vírus, como aconteceu com Geromel e Kannemann. O Rodrigues colheu o fruto do trabalho e da dedicação que tem demonstrado diariamente. Ele serve de exemplo para o elenco pela forma como tem trabalhado.
David Braz ainda tratou de conter o clima de favoritismo por conta da série invicta em Gre-Nais e fez elogios ao Inter.
— O jogo é sábado, então teremos tempo para treinar e nos preparar bem. Sabemos que será um jogo muito difícil. Por mais que a gente tenha vencido eles na temporada, o nosso grupo sabe da qualidade do Inter e da vontade que eles estão de voltar a vencer um Gre-Nal — finalizou.