Anunciado nesta terça-feira (11) pelo Grêmio, Robinho, 32 anos, chega para ser o reserva imediato de Alisson como meia-atacante pela direita. Uma peculiaridade do negócio é o contrato por produtividade. O vínculo inicial será de apenas sete meses e só será prorrogado se o jogador cumprir metas e for titular em um número específico de partidas.
— O Robinho sabe perfeitamente que ele passa por um processo de recuperação. Ele terá um contrato de sete meses, até fevereiro, mas com uma série de cláusulas que lhe darão o conforto de seguir no clube desde que ele atenda as metas. O contrato é interessante para o jogador porque, se ele tiver sucesso, vai ter vida longa conosco — explica o presidente Romildo Bolzan Júnior.
Esse tipo de contrato de produtividade é uma novidade no atual plantel do Grêmio. O caso mais parecido é o do atacante Pepê, que renovou recentemente por quatro anos. Pelo acordo, o salário do garoto aumenta significativamente se determinadas metas forem atendidas, mas sem afetar no tempo de duração do vínculo, como será o caso do ex-meia do Cruzeiro.
Robinho é um sonho antigo do clube e do técnico Renato Portaluppi. A contratação foi facilitada após o atleta conseguir na Justiça a liberação do seu vínculo com o clube mineiro. Como não foi necessário comprar os direitos federativos, o custo foi relativamente baixo.
Apesar de também atuar como volante e como meia centralizado, o jogador foi contratado para atuar como meia-atacante pela direita, sendo o reserva imediato de Alisson. A falta de mais um atleta com essa característica era considerada uma carência por Renato.
— É uma contratação que atende a nossa necessidade. Sem o Everton, nós tínhamos o Pepê como alternativa para as duas laterais. O Robinho ocupa muito aquela função pelo lado direito, a beirada pela direita. É um atleta que tem característica muito forte de marcação, de chegada à frente e de chute. É um jogador muito inquieto, vigoroso, vencedor e tem uma característica enorme de empenho e entrega — completa Romildo.
O Grêmio ainda busca um lateral-esquerdo, um atacante pelo lado esquerdo e um centroavante.