O Grêmio esteve perto de vencer o Flamengo na noite dessa quarta-feira (19), no Maracanã, mas cedeu o empate nos minutos finais com o pênalti cometido por Kannemann que Gabigol converteu. Pepê havia aberto o placar no primeiro tempo em bela jogada de combinação que construiu com Alisson.
Com o empate, o Grêmio segue invicto no Brasileirão, mas tem apenas uma vitória na competição, diante do Fluminense, na estreia. Depois, igualou com Ceará e Corinthians antes do 1 a 1 com o Flamengo. O Tricolor tentará reencontrar a vitória diante do Vasco da Gama, novamente no Rio de Janeiro, no domingo, às 16h, em São Januário.
Apesar da vitória ter escapado nos minutos finais, o técnico Renato Portaluppi fez elogios ao seu time. O treinador ressaltou a postura gremista de atacar o Flamengo, principalmente, durante o primeiro tempo no Maracanã.
— Eu fiquei satisfeito com a minha equipe. Nós dominamos o Corinthians no último sábado, tivemos as melhores oportunidades e, infelizmente, a bola não entrou. Hoje (quarta-feira), a bola entrou diante da equipe que tem o melhor plantel do Brasil e o Grêmio foi superior ao longo dos 90 minutos. O mais justo era termos saído daqui com a vitória. Infelizmente, em um chute de fora da área aconteceu o pênalti — lamentou Renato, que prometeu uma postura agressiva em todos os jogos do Brasileirão.
— O Grêmio respeita todos os adversários, mas sempre joga para vencer. Um dos nossos sucessos é esse, é passar confiança para o grupo. O Grêmio marcou em cima, jogou no campo do adversário, procurou atacar. O Grêmio é um time com coragem. Nós respeitamos, mas não tememos nenhum adversário Podemos perder um jogo, mas não será por falta de coragem. O Grêmio jogando dessa forma será um candidato ao título — completou.
Ainda que o Grêmio tenha tido o controle na maior parte do jogo no Maracanã, o Flamengo conseguiu pressionar nos minutos finais até o lance do pênalti cometido por Kannemann no chute de Vitinho. Renato negou que tenha pedido para sua equipe recuar. Ele lamentou não ter tido uma opção de velocidade para entrar na equipe quando Alisson e Pepê cansaram e voltou a pedir reforços. Além de outro atacante de velocidade depois da chegada de Everton, o treinador também quer um centroavante para ser reserva imediato de Diego Souza.
— O Grêmio pressionou o tempo todo, marcou no campo de ataque, mas é normal que o Flamengo perdendo o jogo venha pressionar no final. Não mandei o time recuar, mas é difícil você manter o padrão durante os 90 minutos. O Flamengo veio para cima e você acaba recuando. Nesse momento faz falta ter jogadores de velocidade. Pepê e Alisson correram o tempo todo e, por isso, é importante ter no banco jogadores de velocidade. Temos conversado com a diretoria e trocado ideia.
A delegação gremista seguirá no Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco da Gama. Maicon e Diego Souza, que deixaram o jogo lesionados, viram dúvidas para domingo (23). A situação mais preocupante é a do centroavante, que passará por exames na capital fluminense. Renato não adiantou se irá poupar jogadores no final de semana em razão da decisão do Gauchão diante do Caxias na próxima semana.
Recém contratado, Robinho está com a delegação no Rio de Janeiro e pode estrear contra o Vasco. O atacante Everton, contratado junto ao São Paulo, ainda precisa ser regularizado no BID da CBF para poder atuar no final de semana.