O gramado do Estádio Centenário apresenta um tom amarelado horas antes da final do Gauchão, entre Caxias e Grêmio. Segundo o clube mandante, no entanto, o efeito é basicamente visual, por conta do frio, sem nenhum prejuízo significativo para o jogo das 21h30min. De acordo com o presidente Paulo César Santos, o campo está melhor do que estava no Gre-Nal do dia 22 de julho, que marcou a retomada do futebol.
— O gramado deu uma amarelada por conta do frio da semana passada, quando tivemos temperaturas abaixo de zero, geada e até neve. Mas não é nada que coloque um empecilho para a prática do futebol. O gramado está macio. É algo mais visual mesmo — declarou o presidente à reportagem de GaúchaZH.
O técnico do Caxias, Rafael Lacerda, reconhece que o gramado não está bonito, nem com o padrão normal. Contudo, garante que a bola vai rolar sem dificuldades.
— O gramado do Centenário realmente não se encontra nas melhores condições, como sempre foi. O Centenário sempre foi um gramado perfeito. Neste ano, devido a problemas na grama e depois ao inverno muito rigoroso, o gramado não está bonito. Não conseguimos plantar a grama de inverno. Não é um gramado bonito para quem olha, mas para jogar está tranquilo. A bola rola bem. Pode perguntar isso para os atletas. É um gramado que dá pra jogar tranquilamente — disse Lacerda ao SporTV.
Já o goleiro Marcelo Pitol, um dos mais experientes do grupo do Caxias, disse que o gramado do Centenário, em condições normais, é um dos melhores do Estado. Neste momento, contudo, ele não se encontra assim.
— É uma situação difícil de falar. O gramado não está na melhor condição que há muitos anos tem. Sabemos que houve geadas e muito frio. A grama acabou queimando. É uma questão que não sei dizer como. Temos de superar todas as situações. Nosso gramado, com certeza, já teve momentos maravilhosos. Sempre foi conhecido como um dos melhores do Estado, mas neste momento não se encontra assim — disse Pitol, em entrevista à Gaúcha Serra.
Caxias e Grêmio iniciam a decisão do Gauchão nesta quarta (26), às 21h30min. O jogo da volta, na Arena, está marcado para o domingo.