Depois de 186 dias, Caxias e Grêmio voltarão a se enfrentar no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, em uma decisão. Na noite desta quarta-feira (26), a partir das 21h30min, não estará em jogo apenas a taça de um turno, mas o título do Campeonato Gaúcho de 2020, que terá seu capítulo final no próximo domingo (30), às 16h, na Arena, em Porto Alegre.
Desde 22 de fevereiro, quando o Caxias bateu o Grêmio por 1 a 0 com o gol do meia Diogo Oliveira e faturou a Taça Ewaldo Poeta, os dois clubes passaram por mudanças no time titular e em seus elencos. No lado tricolor, há perdas, mas também acréscimos em relação à equipe que entrou em campo na derrota na decisão do primeiro turno, a última dos comandados de Renato Portaluppi na temporada.
Mesmo que venha de 15 jogos de invencibilidade, o Grêmio chega para a final do Gauchão sofrendo questionamentos. O setor mais cobrado tem sido o ataque, que marcou apenas três gols nas primeiras cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Além de Everton, vendido ao Benfica, o Tricolor tem a baixa de Diego Souza, machucado, para a decisão. O artilheiro do Estadual é desfalque certo para esta noite e tem chances remotas de atuar no domingo, na Arena.
Caberá aos garotos Pepê e Isaque a tarefa de substituir o maior assistente da temporada (Everton) e o artilheiro (Diego Souza) na busca pelo tri do Gauchão, feito que é tratado como prioridade pelo técnico Renato Portaluppi desde a retomada das competições.
— Há mais de 30 anos, o Grêmio não consegue o tricampeonato. Vamos em busca. Estamos quebrando recordes e esse é mais um que podemos quebrar depois de muitos anos. É um título muito importante. É a primeira competição que vai acabar neste ano. Respeitamos muito o Caxias, mas não posso deixar de falar que a minha equipe vai jogar para ganhar e está preparada para ser campeã. O jogador entra na história do clube ganhando títulos. Temos essa oportunidade. Seria o sétimo título nessa minha passagem _ destacou o treinador, que igualará a marca de títulos de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, pelo clube se conquistar o Gauchão.
Se tem perdas no ataque, o Grêmio terá reforços na defesa e no meio-campo em relação ao confronto com o Caxias que decidiu o primeiro turno. Mesmo que Kannemann siga fora, agora por suspensão (estava machucado em fevereiro), o capitão Geromel está de volta para comandar a zaga ao lado de David Braz - que teve Paulo Miranda como parceiro naquela derrota de 1 a 0. No meio-campo, a presença de Jean Pyerre dá a possibilidade de Renato escalar seu esquema preferido, o 4-2-3-1, e não a formação com três volantes derrotada no começo do ano.
A delegação gremista que chegou a Caxias na tarde dessa terça-feira contou com os reforços de dois dos novos contratados. O meia Robinho e o atacante Everton estão entre os relacionados e deverão ser opções para o segundo tempo. O lateral Orejuela, titular nos últimos compromissos pelo Brasileirão é desfalque nesta noite, por suspensão pela expulsão no último Gre-Nal. Recuperado de lesão, o titular Victor Ferraz está de volta.
Caxias em busca do bi
Campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, o Caxias iniciará nesta noite sua caminhada na final em busca do bicampeonato estadual. Diante do adversário que conquistou seu único Gauchão, há 20 anos, o time do técnico Lacerda tentará superar a falta de ritmo de jogo para obter uma vantagem para o confronto de volta, na Arena.
O Caxias chega para a ida da decisão após 28 dias sem compromissos oficiais. Desde a parada do futebol, em março, o time de Rafael Lacerda disputou apenas três partidas, perdeu o clássico Ca-Ju, venceu o Pelotas e empatou com o Ypiranga. Os quatro pontos conquistados na retomada do Estadual não foram suficientes para obter uma vaga nas semifinais do segundo turno.
Do time titular que conquistou o primeiro turno com a vitória de 1 a 0 sobre o Grêmio na decisão, o Caxias tem duas baixas para esta noite. O atacante Tilica foi negociado com o Asteras Tripolis, da Grécia, e não veste mais a camisa grená. Já o centroavante Gilmar tem uma lesão na região lombar e está entregue ao departamento médico.
O Caxias fez duas contratações desde seu último jogo pelo Gauchão. O centroavante Marcelo Campanholo veio da Desportiva Brasil-SP enquanto o atacante Claudinho foi contratado do Mirassol. Campanholo seria opção para o lugar de Gilmar, mas não está 100% fisicamente. Por conta disso, o técnico Rafael Lacerda vai montar o time sem uma referência no ataque. O mais provável é que Juninho Potiguar atue como um falso 9.
— Eu não gosto de ficar mudando muito, mas teremos de mudar porque não temos um jogador de referência. O Da Silva terminou o contrato e o Gilmar está machucado. O Marcelo Campanholo é de referência, mas chegou faz pouco tempo e ainda está se ambientando. Ele não fez nenhum jogo-treino. Então fica inviável usá-lo para iniciar o jogo — afirmou o treinador.
A ausência de Tilica poderá levar Rafael Lacerda a mexer no posicionamento da equipe. O treinador revelou que treinou uma formação com a entrada do volante Yuri. Com isso, o esquema seria alterado do 4-2-3-1 para um sistema com um tripé de volantes. Apesar das dificuldades na montagem do time, o comandante grená confia na motivação de seus jogadores para conquistar o título.
— A gente teve as perdas, mas não devemos ficar lamentando. O Grêmio está com ritmo de jogo e a gente está treinando. Treinamos em ritmo forte e estamos preparados. Eu digo que hoje estamos ainda mais motivados que no primeiro turno. Ficamos esse tempo todo parado e o Caxias está muito motivado para dar essa alegria para o torcedor — completou.
Perdas no elenco
O Caxias teve cinco perdas no elenco desde a conquista da Taça Ewaldo Poeta. O zagueiro Venício e o centroavante João Paulo saíram ainda durante a paralisação do Gauchão. Depois de realizadas as três rodadas do segundo turno, em julho, além da negociação de Tilica, o Caxias teve outras duas baixas. O volante Jean Carlos, emprestado pelo Goiás, e o centroavante Da Silva, cedido pelo Grêmio também por empréstimo, não tiveram seus contratos renovados.
Por lesão, além do centroavante Gilmar, o técnico Lacerda também não conta com o meio-campista Felipe Tontini, com um problema no joelho.