Grêmio e Flamengo voltarão a se encontrar no Maracanã nesta noite 301 dias após a goleada de 5 a 0 aplicada pelos cariocas pela semifinal da Libertadores de 2019. Passados quase dez meses da pior derrota gremista na era Renato Portalupppi, os dois clubes vivem momentos parecidos e ainda tentam embalar no Brasileirão depois de apenas uma vitória nas primeiras três rodadas.
Se o Tricolor teve a perda de Everton, o Rubro-Negro passa por mudanças depois da saída de Jorge Jesus. O espanhol Domènec Torrent, há apenas duas semanas no Rio de Janeiro, ainda tenta adaptar os novos comandados a suas ideias de jogo ao mesmo tempo que precisa de resultados para não ficar distante da liderança diante da quase obrigação de brigar pelo bicampeonato brasileiro.
Ex-jogador dos dois clubes e atualmente comentarista da Rede Globo, Caio Ribeiro observa que o momento é de adaptação para Grêmio e Flamengo. mas projeta ambos na briga pelo título
— Dá para encarar como o grande jogo da rodada. Mesmo que o Grêmio venha de um empate e o Flamengo ainda não tenha repetido o futebol da era Jesus, são dois candidatos ao título. São times que gostam de ter a bola, que são ofensivos. É gostoso ver Flamengo e Grêmio em campo — avalia.
A goleada de 5 a 0 ainda está viva na memória do torcedor gremista e, de certa forma, ajudou a traçar o planejamento do clube para esta temporada. O Grêmio reforçou seu elenco em postos da equipe que sucumbiram na Libertadores. Um exemplo é a lateral direita, onde Paulo Miranda atuou improvisado naquela noite de 23 de outubro. Desta vez, sem o titular Victor Ferraz, Renato tem Orejuela. No gol, o contestado Paulo Victor deu lugar a Vanderlei. Já Diego Souza chegou para ser o artilheiro que André e Tardelli não conseguiram confirmar com a camisa gremista.
Mesmo fora do clube em 2019 , Diego Souza disse que sente pelos companheiros a dor daquela goleada
— Se dói para os meus companheiros, dói para mim também. É passado, mas realmente foi um jogo atípico. Temos que fazer valer nossa qualidade e o nosso entrosamento, mostrar que foi uma fatalidade e que o Grêmio é muito grande para deixar aquilo acontecer — prometeu o artilheiro gremista antes da viagem para o Rio.
Mudanças
O Grêmio deverá ter em campo nesta noite apenas seis titulares do confronto do ano passado: Geromel, Kannemann, Cortez, Matheus Henrique, Maicon e Alisson, Além de Vanderlei, Orejuela e Diego Souza, contratados, e Pepê, o substituto de Everton, a equipe terá como novidade o meia Jean Pyerre, que estava lesionado em 2019.
— O Jean Pyerre melhora a ideia de jogo do Renato para poder responder à velocidade do Flamengo. O Diego Souza é outro ponto positivo, ele prende mais a bola e é mais inteligente para jogar que o André, além de estar em bom momento. Mas é evidente que a ausência do Everton pesa. Não é apenas pela característica, que o Pepê consegue ajudar em algumas, mas também pelo ídolo, pelo que o Everton chamava de atenção do adversário — observa o comentarista do Sportv Carlos Eduardo Lino.
O Flamengo teve, além de Jorge Jesus, as saídas do zagueiro Pablo Mari e do lateral Rafinha. Depois de alterar bastante o time na derrota para o Atlético-GO, Domènec Torrent voltou ao 4-1-3-2 usado pelo português na vitória sobre o Coritiba e deverá escalar nesta quarta um time bem parecido com o que goleou o Grêmio no ano passado.
Ainda assim, pelo momento de adaptação ao novo técnico, a comentarista do grupo Globo, Renata Mendonça, ressalta que não vê o Rubro-Negro como favorito.
— No ano passado, quando se analisava o confronto, dava para colocar o Flamengo como favorito. Ninguém esperava 5 a 0,mas o Flamengo era favorito pelo nível de jogo que demonstrava com o Jorge Jesus. Agora vejo um confronto mais equilibrado por essa troca de técnico e de estilo do Flamengo. Além disso, não tem o favor da torcida no Maracanã — pontua.
Depois daquela 5 a 0 no Maracanã, Grêmio e Flamengo chegaram a jogar na Arena pelo Brasileirão com mais uma vitória carioca, por 1 a 0. No total foram quatro confrontos entre os dois clubes no ano passado com três triunfos rubro-negros e um empate.