Grêmio e Flamengo protagonizaram um dos confrontos mais importantes da temporada de 2019. Os dois clubes disputaram uma vaga na final da Libertadores do último ano, com vantagem para os cariocas, que, depois de empatarem o primeiro jogo na Arena, superaram o Tricolor no Maracanã com direito a goleada de 5 a 0. Daquele 23 de outubro até agora, já se passaram quase 10 meses, mas as duas equipes voltam a se encontrar, agora pela quarta rodada do Brasileirão de 2020.
Do lado do Grêmio, na essência, poucas coisas mudaram com aquela derrota. O técnico Renato Portaluppi segue no comando da equipe, mas alguns dos titulares naquela noite no Maracanã não seguem mais no time. Alguns já saíram de Porto Alegre, e outros foram relegados ao banco de reservas.
Paulo Victor perdeu sua vaga no time titular para Vanderlei, que foi contratado no começo deste ano. Na lateral direita, Renato optou, na ocasião, por Paulo Miranda, preterindo um jogador da função. Até por isso o Grêmio foi atrás de Victor Ferraz e Orejuela no mercado nacional no começo do ano.
Michel foi emprestado para o Fortaleza e também não jogou mais com a camisa do Tricolor. Depois da goleada na Libertadores, o atacante André perdeu espaço com o técnico Renato Portaluppi, o que fez com que ele não fosse utilizado nenhuma vez em 2020. Recentemente, assinou sua rescisão de contrato com o clube.
A maior perda do Grêmio também é recente. Everton foi vendido para o Benfica, na última semana, por 20 milhões de euros, e será a grande diferença no time gremista. Pepê será seu substituto, como já vem sendo nas três últimas partidas do Brasileirão.
Do time que jogou naquele dia 23 de outubro, Geromel, Kannemann, Cortez, Matheus Henrique, Maicon e Alisson devem fazer parte do time titular que entrará em campo nesta quarta-feira.
Do outro lado
No time carioca, a maior mudança foi no comando técnico. Multicampeão com o Flamengo, o português Jorge Jesus resolveu voltar para a sua terra natal para treinar o Benfica. Assim, o Rubro-Negro teve de ir atrás de outro treinador, mais uma vez europeu, mas agora espanhol: Domenec Torrent.
Os titulares permanecem quase os mesmos: as únicas saídas foram do lateral-direito Rafinha, que foi para o Olympiakos, da Grécia, e do zagueiro Pablo Marí, que foi vendido ao Arsenal no começo desta temporada. No entanto, o Flamengo reforçou seu elenco e contratou jogadores como o atacante Pedro, o ex-gremista Pedro Rocha, o volante Thiago Maia e os zagueiros Gustavo Henrique e Léo Pereira.