O Grêmio anunciou nesta terça-feira (30) que irá deixar Porto Alegre nos próximos dias para treinar em Criciúma, cidade no sul de Santa Catarina. Essa viagem se dará em virtude da permissão de treinamentos coletivos em alguns municípios do estado vizinho. A ideia de viajar para aproveitar uma "brecha" em um decreto de outro estado não é exclusividade do Tricolor gaúcho.
O América, do Rio Grande do Norte, também deixará sua sede para realizar atividades em outro lugar. O time potiguar irá treinar no CT do Retrô, em Camaragibe, em Pernambuco. Conforme a diretoria da equipe, a decisão se deve em virtude da indefinição do governo quanto à liberação de atividades esportivas no Rio Grande do Norte - o último decreto manteve as medidas de isolamento social até essa terça-feira (30). A viagem está prevista para quarta. O América-RN vai utilizar a estrutura do clube por 10 dias - incluindo campo, academia, refeitório e hotel. A equipe é adversária do Juventude na terceira fase da Copa do Brasil.
Quem também pode procurar uma outra cidade para realizar suas atividades são os times de Goiânia. A partir desta quarta, conforme decreto da prefeitura da cidade, os treinos estão proibidos. Assim, Goiás e Atlético-GO, ambos na Série A do Brasileirão, podem ter que recorrer ao município de Aparecida de Goiânia, onde têm centros de treinamento, cerca de 20km da capital do estado de Goiás.
Outra equipe que tem buscado uma alternativa para iniciar os treinamentos é o Botafogo de Ribeirão Preto. A cidade sede do time está na fase vermelha, o que, segundo o protocolo do estado de São Paulo, impossibilita treinamentos. Por isso, o clube cogita a possibilidade de viajar 200km até São José do Rio Preto, onde faria suas atividades no estádio Benedito Teixeira, o Teixerão.