O fechamento das lojas GrêmioMania por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus provocou alto crescimento das vendas pelo site do Grêmio. As compras, agora, representam volume 500% superior ao registrado antes da parada do futebol.
— Vivemos um momento novo em que o comportamento do consumidor começa a mudar. Quando houve a paralisação do futebol, na segunda quinzena de março, o volume de vendas online foi levemente superior ao da primeira semana daquele mês. Isso mostra a vontade de consumir do torcedor gremista — avalia o diretor de marketing do Grêmio, Beto Carvalho.
O dirigente destacou que a grande perda de receita do marketing ocorreu pela falta de jogos. Para se ter uma ideia, a GrêmioMania da Arena arrecada por ano R$ 20 milhões — e, só no último Gre-Nal, pela Libertadores, o faturamento foi de aproximadamente R$ 400 mil.
O crescimento nos canais online é promissor, mas não consegue suprir a queda representada pelo fechamento das lojas físicas. Mesmo assim, Carvalho acredita que as compras pela internet farão parte dos hábitos de consumo dos torcedores mesmo após a pandemia:
— O volume de vendas online deu uma impulsionada muito forte. Claro que, embora não seja o mesmo, é extremamente significativo. E, mesmo com a abertura das lojas, acredito que muitas pessoas que não tinham como hábito a compra online vão continuar comprando pelo site. Isso vai fomentar esse mercado.