Com a liberação de trabalhos coletivos na capital gaúcha, Renato Portaluppi retornará a Porto Alegre na próxima semana para a convivência diária com o grupo de jogadores do Grêmio. Elogiado pelos atletas pela postura e contato mais aproximado, o ídolo e técnico gremista deverá se adaptar ao protocolo organizado pelo departamento médico e também pela Federação Gaúcha de Futebol para a retomada do futebol em território gaúcho.
O treinador desembarca no final da manhã da próxima segunda-feira (13) no aeroporto Salgado Filho. O planejamento gremista projeta o deslocamento direto para o CT Luiz Carvalho, onde passará por bateria de exames e testes para covid-19 para detectar sua condição de saúde.
Após a realização do procedimento, que será repetido com todas as pessoas que frequentam o ambiente antes dos trabalhos coletivos, ele ficará aguardando os resultados num veículo no estacionamento. Estando saudável e apto, Renato poderá passar para os campos do local.
Porém, o técnico terá uma peça fundamental nos próximos meses nos treinamentos: um protetor facial de plástico para diminuir a chance de contágio de coronavírus. Ele terá que passar as orientações nas atividades e manter os contatos com os jogadores com a proteção:
— Seguindo os protocolos, ele deverá usar um protetor facial — explica Paulo Rabaldo, médico gremista.
Após o período de trabalho, Renato retorna ao isolamento no hotel em que reside na zona norte de Porto Alegre. Assim como faz normalmente, o profissional só faz o trajeto CT Luiz Carvalho e residência diariamente. Logo, neste aspecto, não terá outras grandes alterações em sua rotina na capital gaúcha.