A nova etapa do projeto Saudade do Esporte reserva as semanas do mês de julho para dar o devido valor ao clássico Gre-Nal, um dos maiores do Brasil. A rivalidade entre Grêmio e Inter completa 111 anos, e GaúchaZH prepara conteúdos especiais sobre grandes duelos que marcaram esta história.
O primeiro deles é o Gre-Nal dos 100 anos, realizado pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2009. Um jogo que por si só já entraria na lista dos principais entre Grêmio e Inter na história, mas que também carregava outros elementos importantes.
O Grêmio vence o Inter, de virada, pelo placar de 2 a 1. Nilmar abriu o placar para os colorados, enquanto Souza e Maxi López anotaram para os tricolores. Além disso e do peso histórico, o clássico foi marcado por uma ressaca dos dois clubes e terminou com uma longa invencibilidade vermelha no retrospecto recente.
A alcunha do Gre-Nal
O Gre-Nal 377 ficou eternizado na história porque ocorreu no dia 19 de julho, um dia depois do centenário do clássico. O primeiro jogo entre Grêmio e Inter ocorreu em 1909, com vitória tricolor por 10 a 0, com gols de Booth (cinco vezes), Grunewald (quatro) e Moreira, em amistoso na Baixada. É importante lembrar que já havia ocorrido três clássicos em 2009, todos pelo Gauchão. Pois os três curiosamente terminaram com vitória colorada por 2 a 1.
Ressaca dos gaúchos
O Gre-Nal daquele mês de julho de 2009 servia também para remobilizar os clubes, uma vez que ambos vinham de eliminações dolorosas. No dia 2, o Grêmio empatava em 2 a 2 com o Cruzeiro no Olímpico e dava adeus à Libertadores na fase semifinal. Um dia antes, o Inter encarava o mesmo placar diante do Corinthians e via os paulistas fazerem a festa como campeões da Copa do Brasil. Estes momentos influenciaram ainda mais a rivalidade em campo.
Fim da seca
Talvez a pressão maior estivesse para o lado azul naquele momento. Além da citada eliminação na Libertadores, o então técnico Paulo Autuori ainda engatinhava para dar cara ao time do Grêmio. O desafio maior seria vencer o Gre-Nal e terminar com uma seca de dois anos sem vencer o Inter. A última vitória até então havia sido em 2007: 1 a 0 pelo Brasileirão, com gol marcado por Léo, no Olímpico, pelo Brasileirão. Já eram sete jogos de invencibilidade colorada, com quatro vitórias e três empates.