Os jogadores do grupo de transição do Grêmio foram ao CT Luiz Carvalho na sexta-feira (10) realizar exames para voltar aos treinos. Todos testaram negativo para a covid-19. A categoria segue os mesmos protocolos sanitários e de testagem do time principal. O planejamento está sendo revisto pela diretoria nesta segunda-feira (13), já que o clube não irá mais treinar em Criciúma.
Inicialmente, a intenção era aproveitar o CT para aprimorar o condicionamento físico do elenco de transição. Porém, com a liberação do governo estadual e da prefeitura, a viagem do grupo principal a Santa Catarina foi cancelada.
Os treinos da transição ocorrem normalmente no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. A troca da sede dos comandados de Renato Portaluppi abriria uma brecha de utilização do CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, para recepcionar o grupo de jovens, que ainda não trabalhava de forma presencial, apenas mantém a rotina de exercícios de manutenção física à distância.
A mudança de planos fez com que a data de início dos trabalhos presenciais fosse alterada. A reapresentação seria nesta segunda-feira (13), mas deve ser oficializada para o mesmo dia da próxima semana (20).
— Pode acontecer (antes), mas a princípio o prazo limite de retorno será o dia 20 — disse Kevin Krieger, diretor de futebol da categoria.
O local a ser oficializado deverá seguir sendo o CT na Região Metropolitana para evitar aglomerações. A intenção é de seguir fornecendo reposições ao elenco de Renato Portaluppi dentro do planejamento de lapidação de jovens talentos. Por isso, o objetivo é dar condicionamento o mais rápido possível aos jovens atletas.
No retomada dos trabalhos coletivos para os profissionais, três jogadores ascenderam temporariamente: Elias, Fabricio e Guilherme Azevedo. O trio ainda tem vínculo com o time inferior, mas passará um período para completar treinamentos entre os profissionais.