Caio Henrique não está mais no Grêmio. O Atlético de Madrid pediu o retorno do jogador, que estava emprestado ao Tricolor, a pedido de Diego Simeone. Por hora, a direção nega que vá buscar uma reposição imediata no mercado e prega confiança em Bruno Cortez, titular da lateral esquerda até a chegada do atleta que atuou pelo Fluminense no ano passado. Por isso, os garotos devem ganhar mais chances no setor em 2020.
O primeiro da fila é Guilherme Guedes. O jovem foi promovido ao grupo principal e é o reserva imediato de Cortez. Guedes já atuou em algumas partidas pelo Tricolor no Gauchão 2018 e no duelo contra a Chapecoense no Brasileirão daquele mesmo ano. Em 2019, foi emprestado para a Ponte Preta. No retorno a Porto Alegre, o atleta que está no clube desde 2009 chamou a atenção por conta do seu poder ofensivo.
Logo depois surge Marcelo Oliveira. Aos 33 anos, o jogador que surgiu como lateral-esquerdo foi fixado como zagueiro pouco antes de sofrer uma lesão no ligamento do joelho direito. Entretanto, o período da pandemia foi mais do que necessário para que ele se recuperasse e retornasse aos treinamentos. Ele tem contrato até o final do ano e pode ser usado nos lados do campo, em uma formação mais defensiva.
Jefferson e Matheus Nunes são os laterais-esquerdos do grupo de transição. A dupla treina atualmente por videoconferência e deve se reapresentar na próxima semana para iniciar os trabalhos coletivos.
— O Jefferson é um lateral com alto poder de marcação, bom no um contra um defensivo e bola aérea forte. Ele é um atleta muito profissional e dedicado nos treinos. Tem um nível de força alto, mostra muita vitória pessoal em disputas contra atacantes. O Jefferson tem um cruzamento bom e bate muito forte na bola. Tem a facilidade para chegar ao fundo e fazer cruzamentos. Fez um golaço contra a seleção do Uruguai no início do ano e ano passado fez algumas assistências com cruzamentos — destacou o diretor das categorias de base gremista, Kevin Krieger, que completa:
— O Matheus Nunes é um jogador competitivo, muito dedicado ao treinos e com alto nível de profissionalismo. Ele é um lateral rápido, com bons passe e possui bom poder de marcação. Está evoluído ainda as ações ofensivas como cruzamento, chute e último passe.