Convidado da live Papo Gre-Nal desta sexta-feira (26), o ex-meia do Grêmio, Souza, 41 anos, avaliou a sua passagem pelo Tricolor entre 2008 e 2010. Ele lamentou a perda do Campeonato Brasileiro para o São Paulo nas rodadas finais e disse que faltou um maior diálogo entre o técnico Celso Roth e o elenco, que apresentou cansaço na reta final da temporada.
— Existe um comando de todas as áreas, mas existe também a parte do atleta, do lado humano. Eram os jogadores cansados, mas com medo de reivindicar algumas coisas. Pagamos por não ter tido a atitude. Tínhamos jogadores maduros que não chegaram no treinador para falar que estava errado. É difícil chegar para um técnico líder do campeonato e dar uma sugestão. Isso vai da humildade, o que falta no futebol do comandante escutar o comandado — avaliou o meia, que atua pelo Murici, de Maceió-AL.
Souza afirmou que tem uma boa relação com Celso Roth, mas ressaltou que o treinador é uma pessoa difícil:
— Minha relação com o Celso sempre foi boa, mas ele é uma pessoa difícil de lidar. Não dá para passar a mão por cima. Todos sabem que o Celso é uma pessoa difícil, vocês aqui do Sul sabem. Faltou mais voz ativa dos jogadores. O Celso não entrava em campo. Eram os jogadores. Alguns tentaram mostrar isso, mas não foi bem aceito por ele. Faltou bater mais nessa tecla.
Confira trechos da entrevista
Sobre chance na Seleção Brasileira
Pelo que fiz em 2009 pelo Grêmio eu merecia a Seleção Brasileira. Fui artilheiro do time na Libertadores, marquei muitos gols no Brasileirão, mas eu sempre tive a personalidade forte. Individualmente, onde mais chamei atenção foi no Grêmio. No São Paulo era muito coletivo. No Grêmio me destaquei mais pela parte individual.
Gre-Nal marcante
O Gre-Nal dos 100 anos foi inesquecível. Eu saí de vilão a melhor jogador da partida em menos de 90 minutos. Foi um Gre-Nal que marcou muito pelo que aconteceu comigo naquele jogo. Eu perdi a disputa da bola com o Nilmar no gol do Inter. Depois chamei a responsabilidade de bater a falta, fiz o gol e fui o melhor em campo.
Sobre personalidade
Você precisa falar o que você pensa. Isso algumas vezes não é bem aceito e me prejudicou em alguns momentos.