Enquanto não ocorrer o anúncio oficial da Juventus, Arthur é jogador do Barcelona. Depois de viajar à Itália para realizar exames médicos e assinar contrato com o clube de Turim, o ex-volante do Grêmio retornou à Catalunha, participou normalmente do treino desta segunda-feira (29) e foi até mesmo relacionado para a partida contra o Atlético de Madrid, pelo Campeonato Espanhol, que acontece nesta terça. Uma cena, porém, chamou a atenção na atividade desta manhã no CT do Barcelona.
Antes do início dos trabalhos, Arthur tomou a palavra em uma roda formada pelos jogadores da equipe catalã. Segundo o jornal Marca, a conversa serviu para que o brasileiro explicasse aos companheiros sua saída do Camp Nou. Após o treinamento, o técnico Quique Setién comentou a situação em entrevista coletiva.
— Não tenho dúvida de seu compromisso até o último dia em que estiver aqui. É jogador até o último jogo da temporada. Se comprometeu em ser mais um e que irá se dedicar a conseguir os objetivos. Não tenho nenhuma dúvida sobre ele. Será homenageado até o último dia, como já manifestou. Ele disse que estará nas melhores condições para decidirmos se ele joga mais ou menos — declarou o treinador.
Ainda não se confirmou se a transferência de Arthur se dará em troca pelo meia Pjanic, mais 10 milhões de euros de compensação, ou se os italianos irão pagar os 70 milhões de euros exigidos pelo time espanhol. Dependendo do modelo do negócio, o Grêmio receberá uma quantia maior por conta do Mecanismo de Solidarieade.
Depois de empatar com o Celta de Vigo no último sábado (27), o Barcelona perdeu a liderança do campeonato nacional para o Real Madrid, que venceu seu compromisso com o Espanyol no dia seguinte. Restam ainda seis jogos para o término da competição.