O Grêmio anunciou, por meio de nota em seu site na tarde desta sexta-feira (1º), que irá retomar as atividades do futebol profissional no CT Luiz Carvalho a partir da próxima segunda-feira (4). No primeiro momento, ocorrerá a reapresentação, de forma gradual, dos funcionários e integrantes do departamento de futebol. Após isso, será a vez dos atletas.
O clube, contudo, deverá modificar a data para o retorno dos trabalhos para terça-feira (5). Segundo a assessoria da prefeitura de Porto Alegre, atualização do decreto 20.562 será publicada neste sábado (2) estipulando que os Centros de Treinamentos na Capital só poderão funcionar a partir de terça-feira (5). O Grêmio aguarda a divulgação das novas instruções das autoridades para se posicionar.
Em função do coronavírus, um protocolo de segurança da saúde será colocado em prática na reapresentação. Haverá medição de temperatura e realização de testes para a covid-19 para quem acessar o CT, além da utilização de EPI's. Todos os envolvidos serão reavaliados diariamente.
Nas atividades, os jogadores serão divididos em pequenos grupos e terão escalas diferentes para a realização dos exercícios. As medidas respeitam o decreto divulgado pela prefeitura de Porto Alegre, que autorizou a utilização dos locais de treinos.
O acesso ao CT Luiz Carvalho será restrito. O objetivo é reduzir ao máximo o fluxo de pessoas. As atividades serão fechadas para a imprensa e o público em geral. Em relação aos jogos oficiais, ainda não há definição sobre o tema. Na terça-feira, a Federação Gaúcha de Futebol e o governador do Estado, Eduardo Leite, irão se reunir para discutir uma possível data para o reinício do Gauchão.