Há 25 anos, em 25 de abril, o Grêmio conquistava o título da Copa Sul. O torneio foi disputado apenas em 1999 e reunia 12 times, sendo quatro de cada Estado: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O título gremista foi conquistado com uma vitória sobre o Paraná Clube, em Curitiba, no Estádio Pinheirão. Porém, a campanha foi construída em diversas fases anteriores. No grupo A ao lado de Coritiba, Criciúma e Tubarão-SC, foram quatro vitórias e duas derrotas do Grêmio na primeira fase. A vaga foi obtida em segundo lugar na chave, atrás do Coxa.
— Fomos pouco a pouco, galgando posições, e acabamos na final — relembra André Kriger, vice-presidente de futebol à época.
Na segunda fase, o Tricolor teve pela frente os companheiros gaúchos como adversários. Inter e Juventude, por conta do posicionamento em seus respectivos grupos, acabaram cruzando o caminho. Após quatro rodadas, todas as equipes terminaram com cinco pontos e os critérios foram decisivos para determinar o acesso gremista à decisão do torneio.
— Foi importante para os jogadores jovens se afirmarem. O Grêmio passava por uma mudança de atletas de 1996 e 1997 — resumiu Carlos Gavião, ex-volante gremista.
Inicialmente agendada para dois compromissos, as finais tiveram três partidas. No primeiro embate, no Olímpico, de virada, com gols de Agnaldo e Macedo, o Tricolor venceu o Paraná por 2 a 1. No duelo da capital paranaense, no Estádio Couto Pereira, o time local venceu por 2 a 0, forçando o terceiro encontro. Pela decisão ser em Curitiba, o clima de "já ganhou" tomou conta dos donos da casa.
— Tinha chope pronto do Paraná Clube. Eles estavam festejando antes mesmo de começar o jogo. Colocamos água no chope — recorda Krieger.
No Pinheirão, antigo estádio do Paraná, com 37 mil torcedores, com gol do zagueiro Ronaldo Alves, logo no início da partida, aproveitando cobrança de escanteio, o Grêmio abriu o placar. Mesmo com a pressão paranista, que tinha Fernando Diniz, hoje técnico do São Paulo, como referência em campo, a equipe treinada por Celso Roth segurou o resultado e voltou com a conquista inédita para Porto Alegre.
— Fizemos uma grande partida, apesar das dificuldades, estávamos nos montando. Foi um jogo duro e muito difícil. Deu tranquilidade no ano. É um título único — disse Gavião.
— Foi maravilhoso conquistar um título pelo Grêmio. Era um grupo forte e comprometido. Merecemos muito — comemora Itaqui, meia em 1999.
Nos 14 jogos disputados na competição, foram sete vitórias gremistas, dois empates e quatro derrotas. O artilheiro tricolor foi o atacante Macedo, com seis gols.
Confira a escalação do Grêmio no último duelo da Copa Sul de 1999:
Danrlei; Zé Carlos, Ronaldo Alves, Scheidt e Roger; Capitão, Fabinho, Goiano e Itaqui (Gavião); Macedo e Zé Alcino. Técnico: Celso Roth.