Sempre apontados como os jogadores que mais treinam no dia a dia de um time de futebol, os goleiros também receberam atividades específicas durante a suspensão dos treinamentos. No Grêmio, foram repassadas orientações para manutenção da parte física, além de aprimoramento de questões aeróbicas. Contatos são feitos pelo preparador da posição, Mauri Lima, para auxiliar no recesso.
— Existe a dificuldade para trabalhar com bola. Tenho conversado com eles, não com uma frequência tão grande, incomoda. Mandei um áudio para todos no domingo (5). Cada um está procurando fazer da maneira possível — relatou Mauri.
Toda a orientação foi preparada pela preparação física, fisiologistas, médicos, além do nutricionista gremista. A principal preocupação é com a preservação do peso dos atletas, já que os trabalhos caseiros são menos intensos.
As orientações são reforçadas no grupo de mensagens, mas nenhuma atividade por vídeo está programada, em respeito ao período de férias, que vai até o dia 20. O foco das atividades dos goleiros está nas principais qualidades que eles precisam executar nas partidas.
— Expansão, o pique curto, trabalho de agilidade e perna. Não dá para fazer muita coisa na parte aeróbica — explicou o preparador.
Cada atleta busca formas para adaptar a rotina em casa. Vanderlei, por exemplo, adquiriu uma bicicleta para aprimorar o método, mas, com a pandemia afetando o mercado, a entrega está atrasada.
Mauri Lima acredita que uma semana, no mínimo, será necessária para os arqueiros estejam aptos para atuar novamente. Ele ressaltou o que pretende reforçar quando tiver a oportunidade de comandar um treino no campo com os atletas:
— Goleiro é posicionamento, tempo de bola, dominar o espaço de gol — finalizou.