Com muitas especulações sobre possíveis negociações envolvendo atacantes do time titular, o Grêmio segue o planejamento de preparar jovens aos poucos para o elenco principal. Everton e Pepê estão na mira do futebol europeu e podem ser negociados. Ferreira, que seria o próximo da hierarquia, está em litígio com o Tricolor. Com isso, Renato Portaluppi cogita a possibilidade de aproveitamento de Elias na equipe principal.
O camisa 7 na campanha do vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, é analisado há algum tempo pela comissão técnica. No torneio, fez seis gols. Em fevereiro, após férias, foi um dos jovens que ascenderam ao time de transição. Como o elenco estava em pré-temporada, ele foi titular nos dois primeiros amistosos diante do Atenas-URU – marcou um gol.
Elogiado pela habilidade e velocidade, Elias é um típico extrema. Prefere atuar pelo lado esquerdo, mas também foi deslocado pelo lado direito, fato que o aproxima em características dos titulares. A intenção é aguardar a movimentação de mercado e, aos poucos, preparar o garoto para ingressar no time gremista. Processo semelhante foi aplicado a Everton, que está entre os profissionais desde 2014, e com Pepê, que subiu em 2017.
Renato e membros da comissão técnica seguem analisando outras alternativas internas. Por conta dos ajustes nas finanças para o restante da temporada 2020, a tendência é que mais jovens ganhem espaço pela sequência ajustada do calendário apertado que deve ser montado.
Natural de Campinas, Elias completará 19 anos apenas em novembro. O contrato do atleta com o Tricolor vai até o final de 2021, porém conversas já foram iniciadas para estender o vínculo. O anúncio da renovação deve acontecer após a retomada das atividades.