O Grêmio internamente já definiu que não irá contratar jogadores numa eventual janela de transferências. O grupo já era considerado fechado antes da pandemia de coronavírus e as condições financeiras mudaram muito, e para pior, com a paralisação das atividades. O mercado, porém, pode oferecer oportunidades no retorno das competições, e algumas situações pontuais envolvendo ex-atletas do próprio Grêmio permitem ao torcedor sonhar.
Diante da paralisação do futebol no mundo inteiro, GaúchaZH preparou uma lista com cinco jogadores que brilharam no Grêmio e poderiam retornar à Arena. Alguns destes nomes, inclusive, já foram especulados pela direção gremista. Confira:
Marcelo Grohe
Nos próximos dias, Marcelo Grohe , 33 anos, desembarcará em Porto Alegre. Atualmente jogando na Arábia Saudita, com contrato em vigor com o Al-Ittihad, o jogador segue ídolo gremista e, mesmo com a afirmação de Vanderlei na posição, há um desejo por sua volta por parte de torcedores. Do ponto de vista econômico, o retorno é inviável para o Grêmio, mas há uma pendência de pagamento dos árabes. O jogador, em suas manifestações em redes sociais, se mostra adaptado no seu clube, mas a aposta de quem sonha num retorno fica por conta de uma hipotética vontade do goleiro em retornar ao Estado para ter mais tranquilidade e segurança pessoal para situações como a vivida atualmente.
Giuliano
Situação semelhante à de Grohe é vivida, também na Arábia Saudita, pelo meia Giuliano, hoje com 29 anos. Destaque e ídolo no Al Nassr, de Riade, o jogador atua há dois anos no clube e seu retorno já foi especulado pelo próprio Grêmio no início deste ano. O negócio não chegou a começar porque o valor – 45 milhões de euros – foi considerado fora da realidade gremista. A experiência recente com a pandemia vivida num país distante e longe da família, fazendo com que o atleta pedisse para ser negociado, seria a única possibilidade para Giuliano deixar a Arábia, criando alguma perspectiva para o Tricolor.
Walace
Ex-companheiro de time de Giuliano no setor de meio-campo, o volante Walace, hoje na Udinese, já falou a amigos que sonha em voltar ao Grêmio. Campeão da Copa do Brasil em 2016 e medalha de ouro na Olimpíada do Rio de janeiro, o jogador de 25 anos, depois que deixou a Arena, viveu o pior momento da história do Hamburgo e atuou um ano no Hanover, na Alemanha. Desde o ano passado, está na Itália, onde é reserva de seu time, tendo jogado apenas duas partidas completas no interrompido campeonato italiano. A possibilidade de negociação é grande.
Ramiro
No atual setor de meio-campo do Grêmio, ainda que Alisson seja o titular de Renato Portaluppi pelo lado direito e que muitos torcedores clamem pela entrada de Pepê, há outros que sentem saudades de Ramiro no Grêmio. Aos 26 anos, jogando no Corinthians desde o início de 2019, ele não se firmou como titular na primeira temporada, mas ganhou importância com a chegada do técnico Tiago Nunes em 2020. A má fase da equipe e uma lesão no joelho direito o atrapalharam antes da pandemia. O contrato do jogador vai até o final de 2022 , mas não seria surpresa se ele fosse incluído em alguma negociação.
Hernán Barcos
De todos os ex-gremistas que ainda possuem relação estreita com o clube e simpatia da torcida, nenhum demonstra mais vontade de retornar do que o atacante Hernán Barcos. Com a família de sua esposa em Porto Alegre, vem constantemente ao Rio Grande do Sul. O "Pirata", atualmente contratado pelo Bashundhara Kings, da Tailândia, já disse muitas vezes ter desejo de voltar à Arena. A questão financeira não seria o maior problema, mas das outras vezes em que especulou-se a recontratação do centroavante, hoje com 36 anos, ela foi descartada pelos dirigentes do Grêmio.