O Grêmio deve poupar jogadores contra o Pelotas, no próximo domingo (8), fora de casa. Se na vitória contra o Juventude, na primeira rodada da Taça Francisco Noveletto, o segundo turno do Gauchão, nomes como Victor Ferraz, Matheus Henrique e Everton foram poupados visando ao duelo contra o América de Cali, agora não será diferente, já que Renato Portaluppi terá à sua frente, na próxima quarta (12), um Gre-Nal na Taça Libertadores da América.
O ataque contra o time pelotense pode ter um tiro completamente reserva. Afinal, o Tricolor vem utilizando uma formação com três volantes (Lucas Silva, Maicon e Matheus Henrique), com apenas três homens jogando mais avançados: Alisson, Everton e Diego Souza.
Aos 34 anos, Diego Souza pode dar lugar a Luciano, titular até a chegada do centroavante. Pepê deve ser presença confirmada. As boas atuações do jogador fazem com que a sua titularidade seja cogitada e nada melhor do que dar ritmo de jogo ao atleta que foi titular apenas uma vez na atual temporada pelo Grêmio. Alisson, titular em todas as partidas do time até agora, também pode, finalmente, ganhar um descanso.
Além deles, Everton é outro nome que pode ser poupado. O atacante da Seleção Brasileira já ficou de fora da partida contra o Ju por conta de um desgaste nos treinamentos. Antes de um dos jogos mais importantes da temporada, perder o Cebolinha por conta de uma partida no regional não é o melhor dos cenários.
Um dos nomes que vinha ganhando chances e as perdeu é Ferreira. Por conta de um imbróglio na sua renovação de contrato, o garoto foi afastado do grupo principal e sequer vem sendo relacionado.
Thiago Neves e Patrick também podem aparecer na equipe. Renato já deixou claro que gosta de um meia de ligação no time titular, mas repetiu inúmeras vezes que a situação física do atleta que veio do Cruzeiro não é a ideal. O jovem das categorias de base, por sua vez, começou o ano como titular, mas caiu de rendimento.
Assim, se manter o trio de volantes mesmo preservando alguns atletas, Renato Portaluppi pode escalar um setor ofensivo com Pepê, Luciano e Patrick ou Thiago Neves. O treinador comanda um treino na tarde desta quinta (5) no CT Luiz Carvalho para definir os onze iniciais que entrarão em campo no próximo final de semana.
As opções que Renato usou no ataque na temporada 2020:
22/1 — Grêmio 0 x 2 Caxias
— Alisson, Patrick, Everton e Luciano (entraram Isaque e Ferreira)
26/1 — Brasil de Pelotas 0 x 1 Grêmio
— Alisson, Patrick, Everton e Luciano (entraram Isaque e Ferreira)
30/1 — Grêmio 2 x 1 São José
— Alisson, Patrick, Everton e Luciano (entrou Ferreira)
3/2 — Grêmio 5 x 0 Esportivo
— Alisson, Everton e Luciano (entraram Diego Souza e Thiago Neves)
9/2 — Aimoré 2 x 1 Grêmio
— Alisson, Luciano, Everton e Diego Souza (entraram Thiago Neves, Patrick e Ferreira)
15/2 — Inter 0 x 1 Grêmio
— Alisson, Everton e Diego Souza (entraram Thiago Neves e Pepê)
22/2 — Caxias 1 x 0 Grêmio
— Alisson, Diego Souza e Everton (entraram Thiago Neves e Luciano)
29/2 — Grêmio 3 x 0 Juventude
— Thiago Neves, Alisson, Diego Souza e Pepê (entraram Patrick e Luciano)
3/3 — América de Cali 0 x 2 Grêmio
— Alisson, Diego Souza e Everton