Primeiro adversário do Grêmio na Libertadores, o América de Cali entrou em campo no sábado (15) e derrotou o Independiente de Medellín, por 2 a 0. Com o resultado o time dirigido pelo brasileiro naturalizado costarriquenho Alexandre Guimarães chegou aos 10 pontos, assim como Deportivo Pasto e Nacional de Medellín, que estão à sua frente pelos critérios de desempate.
A vitória diante de 19 mil torcedores no Estádio Pascual Guerrero manteve uma invencibilidade de 10 partidas como mandante da equipe Escarlate, como o América é chamado por seus torcedores. A última derrota em casa foi para o Huila, por 1 a 0, em 2 de outubro do ano passado.
Contra o Independiente Medellín, o América atuou com: Chaux; Arrieta, Marlon Torres, Juan Pablo Segovia e Edwin Velasco; Alejandro Paz (Jaramillo), Yesus Cabrera (Santiago Moreno) e Carlos Sierra; Pisano, Adrián Ramos (Jhon Arias) e Duván Vergara.
O primeiro gol foi marcado por Yesus Cabrera, aos 22 minutos do segundo tempo, em rebote do goleiro adversário. O capitão Juan Pablo Segovia fechou a conta aos 41 da etapa final.
Na próxima rodada, na sexta-feira (21), o América de Cali irá visitar o Independiente Santa Fé, em Bogotá. Esta será a penúltima partida antes do confronto com o Grêmio. No dia 29 de fevereiro, o atual campeão colombiano terá o clássico número 291 diante do Deportivo Cali.