Adversário de estreia do Grêmio na Libertadores de 2020, o América de Cali-COL passa por um processo de reconstrução. Depois de cinco anos consecutivos na Segunda Divisão, de 2011 a 2016, os Diablos Rojos, como são conhecidos, conquistaram nesta temporada o 14º título nacional de sua história e quebraram um jejum de 11 anos.
Um dos mais tradicionais clubes da Colômbia, o América disputará a principal competição do continente pela 20ª vez em sua história. Porém, a equipe jamais ergueu o troféu, mesmo que tenha aparecido em 10 semifinais e quatro finais — três delas consecutivas, entre 1985 e 1987.
Com dificuldades financeiras depois do período na segundona colombiana, o clube ainda não ostenta o poderio econômico que tinha na década de 1980. Na última segunda-feira (16), o presidente Ricardo Pérez Tamayo renunciou ao cargo sob a alegação de problemas pessoais. Em seu lugar, assumiu Mauricio Romero, 40 anos, ex-jogador do clube e da seleção colombiana.
Pensando em retomar o caminho trilhado em tempos passados, a diretoria do clube faz campanhas de sócios para poder ter um maior poder econômico e reforçar o grupo de jogadores — comandado pelo brasileiro naturalizado costa-riquenho Alexandre Guimarães.
"Agora que vamos por mais, necessitamos de reforços. Associe-se !", diz o clube, em mensagem dirigida aos torcedores nas redes sociais.
Após a definição de que enfrentará Grêmio, Universidad Católica-CHI e um terceiro time que virá da fase preliminar (será definido entre os chilenos Universidad de Chile ou Unión Española, o colombiano Deportes Tolima, o equatoriano Macará e o brasileiro Inter), o técnico do América fez uma análise dos rivais:
— Estamos em grupo duríssimo. Possivelmente, devemos enfrentar dois rivais brasileiros. Nos últimos anos, o Grêmio se tornou tradicional na Libertadores. A Universidad Católica é uma equipe histórica do Chile e com trajetória nesta Copa. Se o quarto time for o Tolima, nos conhecemos e serão partidas difíceis. Devemos nos reforçar muito bem para ter uma boa participação — afirmou Alexandre Guimarães, que jogou a Copa do Mundo de 1990 e treinou a seleção da Costa Rica nos Mundiais de 2002 e 2006.
América de Cali e Grêmio se enfrentam no dia 3 de março, às 21h30min (de Brasília). As duas equipes voltarão a se enfrentar na última rodada da fase de grupos, no dia 7 de maio, na Arena, em Porto Alegre.