O penúltimo treinamento do Grêmio antes do embate decisivo pela final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho manteve os mistérios dos últimos dias. Por opção da comissão técnica, toda a atividade foi restrita, sem a presença dos jornalistas. Com isso, seguem os mistérios cogitados desde o clássico Gre-Nal: a possibilidade de alteração no esquema e a volta de Geromel.
Diferentemente dos últimos trabalhos, em nenhum momento a imprensa teve acesso ao campo do CT Luiz Carvalho, local que recebia os atletas. Victor Ferraz apareceu para conceder entrevista coletiva após as 17h, gerando evidências de que as orientações não foram longas. Os jogadores foram liberados até as 22h, quando iniciarão o regime de concentração para encarar o Caxias, no Centenário, no próximo sábado (22), às 16h30min.
Os principais mistérios quanto ao time se devem a dois motivos. O primeiro deles está no esquema tático. A tendência é de que Renato Portaluppi mantenha a formação com um tripé no meio-campo com Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon. A justificativa é pela ausência de um meia de criação. Thiago Neves não está em boas condições físicas — além de ter relatado dores musculares na coxa direita no jogo-treino contra o Veranópolis —, Jean Pyerre está retornando aos trabalhos e não está liberado ainda e Luciano não rendeu jogando mais recuado. Com isso, para melhor controle da posse de bola, o trio deve ser repetido.
A outra dúvida é pela utilização de Geromel. O zagueiro fica à disposição após recuperação de artroscopia no joelho direito. Pela falta de ritmo de jogo, ele deve ficar no banco de reservas para a manutenção de Paulo Miranda e David Braz no sistema defensivo.
A provável formação gremista para o duelo de sábado tem: Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda (Geromel), David Braz e Cortez; Lucas Silva; Alisson, Matheus Henrique, Maicon e Everton; Diego Souza. A viagem para a serra gaúcha será no começo da tarde desta sexta (21), após o último treinamento, que será também no CT Luiz Carvalho.