A vitória no Gre-Nal 423 coloca o Grêmio na final do primeiro turno do Gauchão, contra o Caxias, que no domingo (16) venceu o Ypiranga por 1 a 0. Mas a partida no Beira-Rio teve um antes e depois da expulsão do volante Musto, do Inter, aos 45 minutos do primeiro tempo. Aí o torcedor que não assistiu ao jogo vai pensar: com um homem a mais, o Tricolor foi melhor na etapa final. Porém, não foi isso que aconteceu.
— A gente não soube aproveitar essa vantagem. Quando tínhamos a bola, ficávamos com muitos jogadores atrás. Por isso, fiz as substituições. Deu certo, mas demorou para sair o gol porque não estávamos sabendo jogar o jogo — justificou o técnico Renato Portaluppi.
Na prática, o Grêmio piorou na etapa final com um jogador a mais. Se nos primeiros 51 minutos (com acréscimos) o time de Renato dominou as ações ofensivas, teve duas chances desperdiçadas e dois gols anulados pela arbitragem, depois do intervalo viu o Inter assustar algumas vezes. Marcou o gol quando o rival estava melhor em campo.
— Sempre buscamos a vitória. Demos espaço no segundo tempo, o jogo ficou parelho. Dei os parabéns ao técnico do Inter, o Coudet, porque jogou de igual para igual com a gente mesmo com um a menos. Foi um belo Gre-Nal. Acho que agradou todo mundo — disse Renato, que chegou ao sexto clássico seguido sem derrota.
De fato, o Gre-Nal foi bem jogado. Mesmo tendo perdido, o time colorado finalizou mais (14 a 11), trocou mais passes (379 a 293) e teve mais posse de bola (57% a 43%). Os bons números não impediram a derrota, mas valorizaram o bom resultado conquistado pelo Grêmio na casa do rival.
— Futebol tem isso, equipes com um a menos que até vencem o jogo. Mas o que importa é que lutamos bastante e conseguimos chegar ao gol. Foi uma boa atuação do Inter, o que engrandeceu ainda mais a nossa vitória — salientou o lateral-direito Victor Ferraz.
Neste clima de elogios e paz entre os velhos adversários, o técnico Renato Portaluppi garantiu que irá torcer para que o Inter avance na Libertadores e ingresse no Grupo E, junto a Grêmio, América de Cali-COL e Universidad Católica-CHI.
— Falei para os jogadores do Inter isso. Estou torcendo para eles passarem. Valoriza o futebol gaúcho, o futebol brasileiro. Não é porque somos rivais que vamos torcer contra. Além disso, é uma viagem longa a menos, e quanto mais o grupo estiver descansado, melhor — afirmou o comandante gremista.
Autor do gol que deu a vitória ao Grêmio, Diego Souza marcou pela terceira vez em três jogos desde que retornou ao clube. O centroavante foi elogiado por Renato, que definiu o lance do camisa 9 como um "gol malandro".
— Foi um gol de quem sabe cabecear, de quem joga futevôlei. Saiu de perto do zagueiro para criar uma brecha e atacar o espaço vazio — explicou o técnico.
Agora, a equipe tricolor descansa ao longo da semana para enfrentar no próximo sábado o Caxias, no Estádio Centenário, na decisão do turno do Gauchão. Renato deixou a dúvida se manterá o esquema 4-1-4-1 utilizado no clássico, com Lucas Silva, Maicon e Matheus Henrique juntos ou se voltará ao 4-2-3-1, com a entrada de Thiago Neves ou Luciano na equipe:
— Depende do jogo, do adversário, do que a gente vai precisar.