O Caxias é finalista do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Neste domingo (16), no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, o time treinado pelo técnico Lacerda fez 1 a 0 no Ypiranga e confirmou classificação para enfrentar o Grêmio na decisão. Com o jogo decidido no tempo normal, a disputa pela taça Ewaldo Poeta será na Serra, no próximo sábado, em horário a ser definido.
Caxias e Ypiranga lutaram, mas o empate persistiu até os minutos finais. Logo aos nove, o Caxias em cobrança de falta do lateral-direito Ivan, que parou no goleiro Deivity. Aos 11, o Ypiranga respondeu com Henrique Ávila, mas Pitol defendeu. No final do primeiro tempo, Leilson arriscou chute de muito longe e quase surpreendeu. A bola ganhou força e saiu pela linha de fundo.
O Ypiranga chegou a abrir o marcador na volta do vestiário, mas o lance foi corretamente anulado pela arbitragem. Após chute de Jean Silva de fora da área, a bola desviou em Neto, que estava em condição irregular, e morreu no fundo da rede. O time da Erechim chegou a comemorar, mas a jogada foi parada pelo bandeira.
Quando tudo se encaminhava para os pênaltis, resultado que levaria a decisão do turno para a Arena independentemente do vencedor, a estrela do centroavante brilhou. O cronômetro já marcava 46 minutos do segundo tempo quando Ivan bateu escanteio pelo lado esquerdo e encontrou a cabeça de Da Silva. O jogador emprestado pelo Grêmio pulou mais alto do que Cristiano e garantiu o Caxias na final: 1 a 0.