O Grêmio inicia a pré temporada nesta quinta-feira (9) com oito jogadores que voltam de empréstimo de outros clubes. Mais da metade não deve ficar no Tricolor, sendo vendidos ou renovando vínculos temporários. São os casos de Madson, Thonny Anderson e Guilherme. Entre os que ficam estão o lateral-esquerdo Guilherme Guedes e o volante Kaio.
O meia Thonny Anderson, após ser campeão da Copa do Brasil com o Athletico-PR em 2019, tem proposta de R$ 13,5 milhões do RedBull Bragantino. O lateral-direito Madson, outro que levantou taça pelo clube paranaense, foi usado pelo Grêmio como moeda de troca por Victor Ferraz, que veio do Santos e deve ser titular.
Dos que voltam ao time, quatro jogadores haviam saído para ganhar experiência. Guilherme foi artilheiro da Série B em 2019. Deve se apresentar no CT Luiz Carvalho e ser negociado, como seus empresários já comunicaram. Outros como Guilherme Guedes e Kaio começam o novo ano sendo opções gremistas para o Gauchão que começa no dia 22, contra o Caxias.
Os que não ficam
Thonny Anderson
Meia-atacante de 21 anos, foi campeão da Copa do Brasil pelo Athletico-PR em 2019. O RedBull Bragantino fez proposta de R$ 13,5 milhões ao Grêmio e deve anunciá-lo como novo reforço.
Madson
Voltou do Athletico-PR e foi trocado com o Santos por Victor Ferraz. O lateral não havia correspondido às expectativas em suas atuações pelo Tricolor, em 2018, e serviu para trazer um novo reforço para a mesma posição.
Guilherme
Meia-atacante, volta do Sport e se apresenta ao Grêmio, com quem tem contrato até o final de 2020. Porém, foi sondado pelo futebol japonês em dezembro e os empresários planejam negociá-lo. Foi o artilheiro da Série B, com 17 gols marcados.
Lima
O meia de 23 anos renovou sua permanência no Ceará. Ele atuou 15 vezes e marcou um gol em 2019.
Rafael Thyere
Emprestado ao Sport, tem sua permanência negociada pela direção pernambucana e deve seguir em Recife. O zagueiro foi uma das lideranças na boa campanha que devolveu o time para a elite do futebol brasileiro com o vice-campeonato da Série B.
Os que ficam
Machado
Volante, 23 anos, voltou do São José e ficará no grupo de transição. Pode ser aproveitado no começo do Gauchão.
Guilherme Guedes
O lateral-esquerdo voltou da Ponte Preta após disputar a Série B e deve fazer parte do elenco gremista que começa a pré-temporada.
Kaio
Aos 23 anos, o volante encerra sua passagem pelo Sport e trabalhará junto ao elenco principal. O jogador atuou apenas cinco vezes em 2019, sendo uma delas ainda pelo Grêmio.