O ano mudou e o grupo de jogadores também. No Grêmio, dois reforços já foram anunciados: o lateral-direito Victor Ferraz e o volante Lucas Silva. Em contrapartida, saíram Léo Moura, Rafael Galhardo, Rômulo, Luan e Felipe Vizeu.
O clube espera anunciar ao menos mais um reforço até a reapresentação, nesta quinta-feira (9). O nome mais próximo de ser confirmado pelo Tricolor é o lateral-esquerdo Caio Henrique, que pertence ao Atlético de Madrid e atuou em 2019 com a camisa do Fluminense.
Além dele, o Grêmio ainda observa o mercado em busca de um goleiro, um meia e um centroavante. Para a meta azul, o experiente Vanderlei, do Santos, é o alvo da vez. Para o meio-campo, outro atleta santista foi sondado: Carlos Sánchez. Para o ataque, o sonho é Pedro, da Fiorentina. Porém, a direção gremista afirma que não fez proposta por nenhum desses atletas.
Do atual elenco, há possibilidade de saída de pelo menos cinco jogadores: o goleiro Julio César, o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, o volante Michel e os atacantes Diego Tardelli e André. Sendo assim, com os dois reforços já anunciados pelo clube para 2020, um provável time para o início do ano tem Paulo Victor; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Cortez; Lucas Silva e Michel (Darlan); Alisson, Jean Pyerre e Everton; Luciano.
Cabe lembrar que não entraram nesta equipe Maicon, que fará uma cirurgia no joelho esquerdo e ficará de fora dos primeiros jogos do ano, além de Phelipe Megiolaro, Matheus Henrique e Pepê, que estão com a seleção brasileira sub-23 para a disputa do pré-olímpico, na Colômbia.
Assim, em relação ao time do final da temporada passada, são quatro mudanças. Levando em conta uma escalação com Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Tardelli e Everton; Luciano, a equipe teria alterações na lateral direita, na dupla de volantes e no meia armador, já que Jean Pyerre está recuperado da lesão muscular que o tirou de ação na reta final da temporada passada.
— Acredito que o time de 2020 será melhor do que o de 2019. Estão vindo bons jogadores. O Ferraz jogou comigo no Coritiba, é um excelente lateral. Como o Grêmio manteve a espinha dorsal, acho que precisa apenas de contratações pontuais, como um centroavante, um meia para poder revezar e um goleiro para ter uma competitividade maior — avalia Tcheco, ex-meio-campista do Grêmio.
Um mérito da direção gremista, no entendimento de Luís Carlos Goiano, volante multicampeão com a camisa tricolor na década de 1990, é buscar atletas que tenham o perfil de jogo da equipe. Tanto Victor Ferraz quanto Lucas Silva, contratados para esta temporada, são jogadores de bom passe, que se encaixam no modelo de jogo estipulado pelo técnico Renato Portaluppi.
— O Grêmio está no caminho certo, porque manteve uma base que já era forte e trouxe reforços pontuais que têm tudo para acrescentarem ao time. Os jogadores que saíram não eram protagonistas e quem chegou poderá ser — destaca Goiano.
Os nomes especulados também são elogiados tanto por Tcheco quanto por Goiano. O fato é que o Grêmio busca formar um grupo mais forte do que na temporada passada. Resta, agora, ver como os reforços se sairão em campo.
— Todos achavam que o Tardelli daria certo. O André, quando foi contratado, também. Mas chegaram e não renderam o esperado. Por isso é preciso esperar mais para elogiar ou criticar — ressalta o ex-volante tricolor.
O Grêmio começa 2020 melhor que terminou 2019?
Zé Alberto Andrade, colunista de GaúchaZH
"O tempo que dispõe para o início da fase de grupos da Libertadores dá um prazo para o Grêmio fazer uma ou duas contrações ainda fundamentais para estar no nível de quem entra para ser campeão. A contratação de Victor Ferraz para a lateral-direita é um acréscimo em relação a 2019. No lado esquerdo, se definido o acerto com Caio Henrique, se cria um desafogo em relação às últimas temporadas, quando Cortez foi absoluto, independentemente de algumas limitações. Lucas Silva chegou para a vaga de Rômulo no meio-campo e, na teoria, é uma troca vantajosa.
A saída de Luan é uma perda considerável pelo que ele jogou há três anos, mas não tão grave pelo que apresentou nas últimas temporadas. Já Diego Tardelli, mesmo custando mais do que jogou, pode fazer falta na composição que deu certo com Luciano. Atenuando isso, há muita confiança na volta de Jean Pyerre. Na comparação com o ano passado, o time gremista não se apresenta mais frágil, mas o setor ofensivo, ainda que conte com o crescimento de Pepê, vai precisar de reforços que, pelo menos, façam sobra aos titulares."
Filipe Gamba, colunista de GaúchaZH
"Ainda é cedo para comparar o Grêmio 2020 com o do ano passado. Apenas dois reforços foram anunciados e outros chegarão ao longo da temporada. Na comparação com o Inter, o Grêmio não precisa deixar o time pronto para fevereiro. Como a estreia na Libertadores ocorre apenas em março, ainda há um tempo maior para analisar o mercado e fechar o elenco para o técnico Renato Portaluppi.
O que é possível afirmar agora é que há um acréscimo na lateral direita. Victor Ferraz é melhor do que os laterais que estavam em 2019 no clube. E, no meio, Lucas Silva, que começará a temporada como titular, é uma boa reposição a Maicon. Entretanto, o Grêmio precisa com urgência de um goleiro, um lateral-esquerdo, um meia e um centroavante."
Eduardo Gabardo, colunista de GaúchaZH
"Com Victor Ferraz na lateral direita e a provável chegada de Caio Henrique na lateral esquerda, o Grêmio ganha em qualidade. Lucas Silva é um reforço importante no meio-campo.
Mas, para ser um time melhor do que o de 2019, ainda faltam dois jogadores: o goleiro e o novo centroavante. O trabalho está sendo feito e parece estar no caminho certo. Com estes dois acréscimos, será possível pensar em um 2020 superior ao do ano passado."