Os titulares do Grêmio voltaram aos trabalhos para a temporada de 2020 na última quinta-feira (9), mas só deverão entrar em campo no dia 30 de janeiro contra o São José, na Arena. Antes disso, o time de transição irá enfrentar três partidas — contra o Pelotas, pela Recopa Gaúcha, contra o Caxias e Brasil de Pelotas, pelo Gauchão.
Até lá, Renato Portaluppi precisará montar sua primeira equipe titular no ano. O lateral-direito Victor Ferraz e o volante Lucas Silva já chegaram para o elenco, mas novas contratações devem ser feitas até o final da janela de transferências.
1) Contratar o fazedor de gols
Desde a saída de Lucas Barrios no final de 2017, o Grêmio segue em busca de um centroavante titular. Em 2018, tentou André, que fracassou. Na última temporada, contratou Diego Tardelli, que também não deu certo. O presidente Romildo Bolzan já declarou que o Tricolor irá adquirir um jogador para a posição e o nome de Pedro, ex-Fluminense, foi um dos especulados, mas a direção nega em virtude dos altos valores.
2) Definir o futuro de André e Diego Tardelli
Em baixa com a torcida desde o último ano, André e Diego Tardelli tiveram suas permanências postas em dúvida. No entanto, ambos estiveram presentes na reapresentação do elenco gremista na quinta. Apesar disso, Romildo falou que os atacantes estão sem clima entre os torcedores.
3) Substituto para Jean Pyerre
As lesões do camisa 21 e de Luan na última temporada ligaram um alerta para a direção do Grêmio. Com a venda do camisa 7, se tornou ainda mais latente a necessidade de um jogador para a posição central do meio-campo. Logo no começo da janela de transferências, Raphael Veiga foi um dos atletas especulados, mas a negociação com ele não se concretizou.
4) Anunciar um goleiro e um lateral-esquerdo
Ainda que não tratem de maneira oficial, o Grêmio tem as contratações do goleiro Vanderlei, do Santos, e do lateral-esquerdo Caio Henrique, do Atlético de Madrid, bem encaminhadas. As duas posições não são consideradas prioridades pela direção gremistas, mas os dois devem chegar para ocuparem a titularidade em 2020.
5) Primeiro volante
Com o fim do empréstimo de Rômulo e saída de Michel para o Fortaleza, o Grêmio tem quatro jogadores para a posição, mas nenhum deles tem a característica da imposição física e da bola aérea como os dois que deixaram o clube. O Tricolor pode ir ao mercado para contratar volantes assim.