O departamento jurídico do Grêmio enviou o último documento pendente à CBF neste final de semana (dias 25 e 26), e agora espera a publicação do nome de Orejuela no BID (Boletim Informativo Diário). O lateral-direito foi anunciado como reforço do Tricolor há 10 dias e ainda não teve seu contrato regularizado. O diretor jurídico, Nestor Hein, alegou que demora é maior do que com outros atletas por conta de "composição salarial diferente".
O colombiano de 24 anos treina normalmente e atuou por 70 minutos do jogo-treino disputado contra o Athletico-PR, no sábado (25), na Arena.
— Fez um bom jogo. Aguentou o ritmo e se portou muito bem. Fez uma boa partida, tecnicamente. Saiu bem, não saiu ofegante — comentou Thiago Gomes, treinador que comandou Orejuela na derrota para o Athletico-PR.
Gomes elogiou a disposição de Orejuela, mas não garantiu que o jogador seja aproveitado imediatamente pelo time de Renato Portaluppi:
— É uma questão muito mais da preparação física do time principal.
As duas primeiras rodadas do Gauchão tiveram Victor Ferraz na lateral direita e 11 titulares repetidos por Renato Portaluppi. Mas o treinador declarou que não tem titulares definidos.
Dos reforços tricolores para 2020, além de Orejuela, apenas Caio Henrique, que não se apresentou por estar na seleção Olímpica, não foi registrado na plataforma da CBF.