O Grêmio anunciou a contratação de Lucas Silva, 26 anos, na tarde desta quarta-feira (1º). O volante defendeu o Cruzeiro no primeiro semestre de 2019 e estava sem clube, depois de ter seu contrato rescindido com o Real Madrid. É a segunda contratação Tricolor oficializada para 2020. Seu contrato vai até dezembro de 2023 – o Grêmio havia divulgado que o vínculo iria até 2024, com duração de cinco anos, mas corrigiu a informação. Lucas se apresenta com o restante do elenco comandado por Renato Portaluppi para a pré-temporada na próxima quinta-feira, dia 9.
O meio-campista teve suas melhores temporadas no próprio Cruzeiro, em 2013 e 2014, quando atuou 76 vezes e marcou três gols, sendo bicampeão brasileiro. A participação nos títulos o levou para o Real Madrid, onde disputou nove partidas na temporada 2014/2015. O jogador voltou para o time mineiro em 2017 e foi bicampeão da Copa do Brasil na equipe que era treinada por Mano Menezes.
Natural de Bom Jesus de Goiás, o jogador destro chega a Porto Alegre para ser opção de Renato Portaluppi no meio de campo. Lucas Silva está sem atuar desde junho, quando entrou nos minutos finais de partidas contra São Paulo, pelo Brasileirão, e Fluminense, pela Copa do Brasil.
É o segundo reforço tricolor oficializado pela direção gremista. O lateral do Santos Victor Ferraz foi anunciado no último dia 14.