A entrevista de Lucas Leiva, na Itália, reiterando seu desejo de voltar a vestir a camisa do Grêmio empolgou o torcedor nas redes sociais. No entanto, o jogador de 32 anos tem contrato até junho de 2022 com a Lazio e seria uma realidade um pouco mais distante. Um outro Lucas, porém, que também é volante, volta à pauta do Tricolor: Lucas Silva, ex-jogador do Cruzeiro.
O atleta havia despertado o interesse do Grêmio em meio a esta temporada, quando ele estava emprestado ao Cruzeiro, mas a negociação acabou não evoluindo. Lucas Silva encerrou seu empréstimo e voltou ao Real Madrid no meio do ano, mas foi colocado para treinar separado do grupo. Ele rescindiu seu contrato com o clube espanhol em setembro. Hoje, está livre no mercado.
A busca gremista por um volante se explica pela ausência da dupla titular na abertura da temporada de 2020. Maicon passará por cirurgia no joelho esquerdo e Matheus Henrique foi convocado para a disputa do Pré-Olímpico — ambos desfalcarão a equipe nas primeiras rodadas do Gauchão. Assim, com a não renovação de contrato com Rômulo, o técnico Renato Portaluppi abrirá o ano no setor com Michel, Darlan e Thaciano.