A negociação para a saída de Luan do Grêmio avançou nesta sexta-feira (13). Uma reunião realizada em São Paulo entre representantes do Tricolor e do Corinthians encaminhou um acerto para a transferência do meia-atacante para o Parque São Jorge.
O Corinthians irá pagar cerca de R$ 20 milhões para adquirir 55% dos direitos econômicos de Luan. O Grêmio ainda permanecerá com 5% de uma futura venda. Os outros 40% do jogador são divididos entre seus representantes e investidores.
Ainda faltam detalhes para que o negócio seja oficializado, mas o Grêmio admite que o acordo ficou próximo após a reunião desta sexta-feira na capital paulista.
A contratação de Luan pelo Corinthians foi um pedido do técnico Tiago Nunes. A negociação começou há algumas semanas com o Timão tentando fazer uma troca de jogadores. O Grêmio, no entanto, não se interessou pelos nomes oferecidos. O goleiro Cássio, o lateral Fagner e o atacante Pedrinho, que agradavam o Tricolor, não foram liberados pelos paulistas.
Em crise financeira, o Corinthians tem o apoio do banco BMG para realizar contratações. Com relação próxima ao presidente corintiano Andrés Sanchez, a instituição financeira já ajudou o clube em outros negócios.
Luan foi um dos personagens da retomada dos grandes títulos do Grêmio, que começou em 2016. Com ele como protagonista, o Tricolor conquistou a Copa do Brasil naquele ano, a Libertadores de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018.
O grande desempenho no tri da Libertadores fez o camisa 7 ser eleito o Rei da América na tradicional eleição promovida pelo jornal uruguaio El Pais em 2017. Luan ainda ganhou dois Gauchões (2018 e 2019) e uma Recopa Gaúcha (2019) no clube.
Em 293 jogos disputados com a camisa do Grêmio, Luan marcou 77 gols e fez 60 assistências. Em agosto deste ano, ele deixou para trás nada menos do que Renato Portaluppi na lista histórica de artilheiros gremistas.