Grêmio e Santos eram os times do momento no futebol brasileiro em 12 de maio de 2010. As equipes se encontraram no Estádio Olímpico naquele que seria o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. Com uma virada, o Tricolor, treinado por Silas, derrotou o Santos de Dorival Júnior pelo placar de 4 a 3 (Borges, três vezes e Jonas fizeram para o Grêmio, enquanto André, duas vezes, e Robinho descontaram para o Santos).
O time paulista jogou melhor os primeiros 45 minutos. Primeiro, Marquinhos cobrou escanteio e André marcou de cabeça. Depois, Ganso deu uma enfiada de bola para André, que marcou mais um e ampliou para o Santos.
O Grêmio teve chance de diminuir em um pênalti sofrido por Willian Magrão. Jonas se apresentou e bateu no canto esquerdo, mas Felipe defendeu.
Na segunda etapa, o jogo virou. Bastaram 10 minutos para que o Grêmio descontasse. Borges aproveitou rebatida da zaga do Santos e bateu da pequena área. Oito minutos depois, Borges de novo. Jonas cruzou para área rasteiro e o centroavante igualou o marcador.
Na sequência, o camisa 7 do Tricolor bateu de fora da área e virou a partida. E o Grêmio ainda ampliou. Jonas começou a jogada pela direita e inverteu para Hugo na esquerda. A bola voltou para o atacante, que viu o ingresso de Borges na área. O centroavante não perdoou e bateu no canto do goleiro santista.
No final, o Santos ainda diminuiu. Ganso lançou Robinho, que matou no peito e chutou sem chances de defesa para Victor. No jogo de volta, o Grêmio acabou eliminado ao perder por 3 a 1 na Vila Belmiro.
Confira as escalações:
GRÊMIO: Victor, Edílson, Ozeia, Rodrigo e Mário Fernandes (Joilson); Adilson, Willian Magrão (Fábio Rochemback), Hugo e Douglas (Maylson); Jonas e Borges. Técnico: Silas
SANTOS: Felipe, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos (Rodrigo Mancha) (Rodriguinho) e Paulo Henrique Ganso; Robinho e André. Técnico: Dorival Junior
Gols: André, aos 15 e aos 20 do primeiro tempo. Borges, aos 12, aos 18 e aos 30, Jonas, aos 22, Robinho, aos 37 do segundo tempo