O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, disse que o clube está próximo de anunciar a chegada de um lateral-esquerdo e de um atacante durante discurso na posse do Conselho de Administração para o triênio 2020-2022, na noite de segunda-feira (16), na Arena.
O nome em questão é Caio Henrique, que atuou nas categorias de base do Santos até 2016, ano em que foi contratado pelo Atlético de Madrid-ESP. Sem espaço na equipe espanhola, com a qual tem vínculo até maio de 2023, o lateral já foi emprestado para o Paraná — onde jogou a Série B de 2018, com 27 atuações —e para o Fluminense — onde jogou 65 vezes e marcou dois gols em 2019.
Os representantes do atleta são o ex-meia do Barcelona e da seleção portuguesa Deco e o português Jorge Mendes. A direção gremista já fez consultas com eles para encaminhar um possível acerto se o jogador de 22 anos não permanecer nas Laranjeiras.
— É um jogador muito bem avaliado no Grêmio, e a gente tem uma situação com ele, sim. A primeira situação desse jogador deverá ser liquidada com o Fluminense, que tem a possibilidade de exercer uma opção. Depois que isso ocorrer, vem para nós. Se não se confirmar a situação com o Fluminense, poderemos examinar a matéria — disse o mandatário gremista, em entrevista à Rádio Gaúcha, no último domingo.
A espera pelo término do contrato de empréstimo com o Fluminense, que vai até 31 de dezembro, é necessária, já que o clube carioca tem a preferência de negociação. Na última semana, o presidente Mário Bittencourt concedeu entrevista coletiva e disse que "encaminhou notificação, perguntando o que precisava fazer para chegar a um acordo"com os espanhóis para a manutenção de Caio Henrique.
Nos últimos dias, um possível interesse do Flamengo no lateral-esquerdo, que começou a carreira como meio-campista, chegou a ser cogitada. Porém, segundo a direção do clube carioca, consultada por GaúchaZH, esta informação não é verdadeira.
— O Flamengo não falou com ninguém sobre esse atleta. Querem valorizar dizendo que temos interesse — disse um dirigente do departamento de futebol rubro-negro, que está em Doha para o Mundial de Clubes.
O jornal Marca, em sua edição desta terça-feira, informa que a multa rescisória de Caio é de 30 milhões de euros. A renovação do empréstimo com o Fluminense é difícil, porque o Atlético de Madrid recebeu algumas ofertas, citando o Grêmio entre elas, além de clubes espanhóis. Segundo o periódico, o diretor esportivo Andrea Berta é quem trata do caso.
Se contratado, Caio Henrique poderá desfalcar o Grêmio no começo da temporada. O jogador de 22 anos foi convocado pelo técnico André Jardine, da seleção brasileira sub-23, que disputará o Torneio Pré-Olímpico de 2020, na Colômbia — assim como outros dois gremistas, Matheus Henrique e Phelipe Megiolaro.