O Grêmio estaria interessado em contratar o meia-atacante Gonzalo Martínez, que atualmente defende o Atlanta United, dos Estados Unidos. O argentino de 26 anos se destacou no River Plate, onde venceu as Libertadores de 2015 e 2018 — na última delas, eliminando o Tricolor na semifinal. A informação foi divulgada pelo site da TV argentina TyC Sports e pelo jornal norte-americano Dirty South Soccer.
Em janeiro deste ano, Pity, como é conhecido pelos torcedores argentinos, foi comprado pelo time norte-americano por 14,5 milhões de euros, a maior transação da Major League Soccer (MLS).
Na equipe norte-americana, mesmo que tenha marcado um gol na decisão da US Open Cup, equivalente à copa nacional, o jogador revelado nas categorias de base do Huracán fez apenas 32 partidas. Marcou cinco gols e deu nove assistências em 2.151 minutos jogados.
Pity Martínez já foi pretendido pelo Grêmio em julho deste ano, e o empréstimo por um ano foi negociado. No final, não se chegou a um acordo financeiro e, dentro do clube, não houve unanimidade sobre um investimento deste porte — envolvendo um valor elevado.
Contra o Grêmio, Gonzalo Martínez foi destaque no jogo de volta das semifinais da Libertadores de 2018, na Arena, vencido pelo River Plate por 2 a 1. Na oportunidade, ele fez o cruzamento para o gol de empate marcado por Santos Borré e depois converteu o polêmico pênalti cometido por Bressan.
No final da temporada do futebol nos Estados Unidos, o vice-presidente e diretor técnico do Atlanta United, Carlos Bocanegra, afirmou que o clube conta com Pity Martínez na temporada 2020.
— No entanto, as coisas mudam no futebol o tempo todo, e eles (jogadores) são tentados com ofertas o tempo todo. Portanto, sempre há a chance de que eles possam aproveitá-las — disse o dirigente em teleconferência, segundo o Dirty South Soccer.