Já classificado para disputar a fase de grupos da Libertadores de 2020, o Grêmio fará seu último jogo do ano na Arena diante do Cruzeiro nesta quinta-feira (5). O time mineiro, que luta para evitar o rebaixamento, é um adversário histórico do Tricolor. GaúchaZH relembra grandes confrontos entre os dois clubes. Confira:
1993 – Cruzeiro 2x1 Grêmio – Final da Copa do Brasil
Dois maiores vencedores da história da Copa do Brasil, Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram na final de torneio em 1993. Após um empate sem gols no Olímpico, os cruzeirenses sagraram-se campeões no Mineirão.
A partida ficou marcada por uma falha do goleiro gremista Eduardo Heuser no gol de Roberto Gaúcho que abriu o placar para o Cruzeiro. Pingo empatou, mas Cleison fez o 2 a 1 que garantiu o título para a Raposa.
2009 – Grêmio 2x2 Cruzeiro – Semifinal da Libertadores
Há 10 anos, Grêmio e Cruzeiro disputaram uma vaga na final da Libertadores. Após uma vitória de 3 a 1 em Belo Horizonte, os mineiros foram ao Olímpico em uma situação confortável. Wellington Paulista, duas vezes, aumentou a vantagem. O Tricolor teve poder de reação e buscou o empate com gols do zagueiro Réver e do meia Souza. O 2 a 2 serviu para o Cruzeiro avançar à final, onde perdeu o título para o Estudiantes.
2009 -Grêmio 4x1 Cruzeiro – Brasileirão
Pelo Brasileirão de 2009, Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram em uma partida tensa, carregada ainda por provocações após o confronto da semifinal da Libertadores. O Tricolor, porém, se impôs sobre o adversário. Réver, Tcheco, Jonas e Maxi López marcaram os gols gremistas na goleada de 4 a 1. Wellington Paulista, de pênalti, anotou o de honra para a Raposa. O Cruzeiro terminou a partida com nove homens, após expulsões de Jonathan e Thiago Ribeiro.
2013 – Grêmio 3x1 Cruzeiro – Brasileirão
Em agosto de 2013, Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira vez na Arena. O Tricolor, treinado por Renato Portaluppi, construiu uma confortável vitória de 3 a 1. O zagueiro Werley e os atacantes Barcos e Kleber Gladiador marcaram os gols tricolores enquanto o volante Nilton descontou para os mineiros.
2016 - Cruzeiro 0x2 Grêmio – Semifinal da Copa do Brasil
A campanha do penta da Copa do Brasil do Grêmio teve diante do Cruzeiro uma das atuações mais marcantes. Na ida da semifinal, o time de Renato Portaluppi bateu os comandados de Mano Menezes em uma aula da futebol. O meia Douglas e o atacante Luan marcaram os gols que garantiram a vitória de 2 a 0 e encaminharam a classificação gremista para a final.