Já classificado para a fase de grupos da Libertadores de 2020, o elenco do Grêmio voltou aos trabalhos na manhã desta terça-feira (3), no CT Luiz Carvalho. Na quinta, o time de Renato Portaluppi fará contra o Cruzeiro sua despedida da Arena nesta temporada.
A partida contra os mineiros também será a última da equipe principal gremista em 2019. Na última rodada, diante do Goiás, no Serra Dourada, os reservas entrarão em campo. Em Goiânia, sequer o técnico Renato estará presente, já que a partir de segunda-feira ele iniciará mais uma etapa do curso de treinadores da CBF, na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Um de seus auxiliares, Alexandre Mendes ou Victor Hugo Signorelli, irá dirigir o time. O anúncio de como será feito esse processo deverá ocorrer depois do confronto com o Cruzeiro.
Contra os mineiros, Matheus Henrique, que cumpriu suspensão automática diante do São Paulo, está de volta ao grupo e deve começar a partida. O mesmo não deve ocorrer com Diego Tardelli, que não atuou diante dos paulistas por ter sido expulso na derrota para o Athletico-PR. A tendência é que Pepê permaneça entre os titulares, com o veterano jogador de 34 anos no banco de reservas.
Grêmio e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h15min, na Arena, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de derrota, o time mineiro poderá ser rebaixado para a Série B. Isso ocorrerá se o Ceará empate ou vença o Corinthians. Cearenses e paulistas se enfrentam na quarta-feira, no Castelão.