O Grêmio conquistou, no domingo (15), a Copa Ipiranga Sub-20 2019 ao derrotar o Vasco por 1 a 0, em final disputada no estádio da PUCRS, em Porto Alegre. Apesar do excelente desempenho e do título inédito, com uma campanha invicta de sete jogos, os jogadores devem seguir atuando nas categorias de base.
Mesmo que alguns jogadores tenham se destacado, nove dos titulares que iniciaram a decisão deverão se reintegrar ao grupo de transição, que se prepara para a temporada 2020. Os atacantes Hernandes e Fabrício, que ainda têm idade sub-20, seguirão para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Artilheiro da Copa Ipiranga, com cinco gols, o meia Jhonata Robert já havia se destacado no começo da temporada, quando o Grêmio foi eliminado nas quartas de final da Copa São Paulo. Depois da competição, o jogador, que completou 20 anos em outubro, foi comprado junto ao Barra-SC.
Em entrevista ao GaúchaZH, no começo do ano, o camisa 11 disse buscar inspiração em dois jogadores revelados pelo clube.
— Jean (Pyerre) tem uma qualidade sem explicação. Luan, também, é ídolo da torcida. Já tive a oportunidade de jogar com os dois. Quero poder seguir o caminho deles, fazer minha própria história e, um dia, dar alegrias ao torcedor do Grêmio — comentou, à época.
Goleiro menos vazado da Copa Ipiranga, com três gols sofridos, Vinícius Machado já teve oportunidade de treinar no grupo principal, como a maioria do time campeão, que teve sua base montada na equipe de transição, vice-campeã brasileira de aspirantes.
Do grupo que disputou a competição, dois já têm contrato profissional: os atacantes Da Silva e Guilherme Azevedo, que inclusive já foram utilizados pelo técnico Renato Portaluppi. A renovação de contrato do treinador, inclusive, será decisiva para se ter ideia de como será o aproveitamento destes garotos.
Na Copa Ipiranga, o Grêmio utilizou uma equipe com base no time de transição, vice do Brasileiro de Aspirantes. O objetivo do clube era encerrar o ano com uma conquista importante nas categorias de base, e por isso se tomou a decisão de utilizar a equipe mais forte possível.
A utilização do time de transição no Gauchão ainda é incerta. O grupo dirigido por Thiago Gomes treina visando à próxima temporada. Porém, a definição de se irá ou não jogar o Gauchão dependerá de Renato. Em 2019, quando todos esperavam o time sub-23 no Estadual, o técnico gremista optou por dirigir o time desde o começo do campeonato.
Em uma competição, é praticamente certa a utilização do time de transição: a Recopa Gaúcha, contra o Pelotas. A data ainda não está confirmada, mas provavelmente o confronto ocorrerá no dia 19 de janeiro, no Estádio da Boca do Lobo. Como o elenco principal irá se apresentar 11 dias antes, não será possível a utilização dos principais jogadores gremistas, que estarão em meio à pré-temporada.
Na rodada final do Brasileirão, contra o Goiás, quando o grupo de Renato Portaluppi já estava de férias, muitos dos atletas inscritos para a Copa Ipiranga sub-20 foram chamados para compor o elenco: Vinícius Machado, Felipe, Ruan, Emanuel, Jhonata Varela, Lucas Araújo, Jhonata Robert e Léo Chú se juntaram a Darlan, Matheus Frizzo, Ferreira, Patrick, Pepê, Isaque, Phelipe Megiolaro e Brenno, que já estavam integrados ao time principal.