Em partida eletrizante, o Grêmio venceu o Flamengo por 4 a 1 na última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2009. A vitória tricolor veio com dois gols de Jonas, um de Perea e outro de Réver. O único gol carioca foi de Everton, em tarde de intensa produção ofensiva. O placar flamenguista só não foi maior por causa da atuação do goleiro Victor, em jogo de vitória pessoal do goleiro sobre o camisa 10 rubro-negro, Adriano.
O Grêmio prolongou uma sequência de invencibilidade jogando no Estádio Olímpico que já durava quase um ano. A série sem derrotas havia começado em setembro de 2008, após a derrota por 2 a 1 para o Goiás, e chegou a 33 jogos sem perder até o final do ano. A campanha gremista em casa seria a melhor do campeonato, ficando à frente da do próprio campeão Flamengo no Maracanã.
Com a vitória na 19ª rodada, o Tricolor avançou para a oitava colocação, encostando no Flamengo, que era o sétimo, ficando separados por apenas um ponto. O campeonato terminaria com o sexto título do Campeonato Brasileiro dos cariocas, conquistado em cima do Grêmio, que se manteve como oitavo.
Relembre a partida
GRÊMIO 4 x 1 FLAMENGO
Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Léo, Rafael Marques e Jadílson (Bruno Collaço); Réver, Adílson, Túlio e Douglas Costa (Joílson); Jonas e Perea (Maylson). Técnico: Paulo Autuori.
Flamengo: Bruno; David, Aírton, Ronaldo Angelim e Everton Silva (Denis Marques); Lenon, Willians, Fierro (Camacho) e Everton; Emerson e Adriano. Técnico: Andrade.
Data: 16/08/08 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa/SP)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Marcelo Van Gasse (SP)
Cartões amarelos: Emerson, Willians, Adriano (Flamengo); Túlio, Jonas (Grêmio)
Gols: Perea, aos 15min; Éverton, aos 25min do primeiro tempo. Réver, aos 11min; Jonas, aos 36min e aos 42min do segundo tempo.