Uma alternativa do Grêmio espera a oficialização da manutenção de Renato Portaluppi por mais uma temporada para ter o seu futuro definido. Rômulo tem contrato de empréstimo até o final do ano e deseja permanecer na Arena em 2020. A informação que o volante de 29 anos recebeu é que o seu futuro será decidido a partir da renovação do treinador.
O atleta, que possui vínculo com o Flamengo até o final do próximo ano, já se manifestou sobre o assunto. Para ele, seria importante seguir em Porto Alegre. Segundo a imprensa carioca, há uma cláusula de opção de compra fixada em R$ 4 milhões para aquisição, que não será bancada pela direção gremista. As possibilidades de negociação seriam um novo empréstimo ou a liberação em definitivo sem custos — modelos debatidos internamente, caso a decisão da comissão técnica e dirigentes seja de mantê-lo.
Em 2019, Rômulo já fez 30 partidas com a camisa tricolor, superando a maior marca pelo Flamengo em uma temporada, que foi de 26 jogos. Foram dois gols marcados — o mais celebrado foi o do clássico Gre-Nal, vencido por 2 a 0, na Arena.